EN 222

  • Estrada Nacional 222
  • Estrada Nacional 222
  • Estrada Nacional 222
  • Estrada Nacional 222
  • Estrada Nacional 222

A Estrada Nacional 222 (EN222) é uma estrada única.

Com mais de 225 quilómetros de extensão, a EN222 acompanha quase todo o percurso do rio Douro em território português, de Vila Nova de Gaia a Vila Nova de Foz Côa.

Este percurso ao longo da margem esquerda do rio numa das mais belas regiões do país, classificada como Património Imaterial da Unesco, não deixa ninguém indiferente.

A EN222 atravessa o Parque Arqueológico do Vale do Côa também Património da Humanidade, e dá acesso à Grande Rota do Vale do Côa, à Rota do Douro e a locais da Rota do Vinho do Porto e das Amendoeiras em Flor.

O troço entre Peso da Régua e a vila do Pinhão foi considerado perfeito para conduzir ao longo dos seus 27 quilómetros com um total de 93 curvas.

Descobrir a EN222

Em alguns troços já municipalizados, a Estrada parece perder-se no espaço urbano, mas ao seguir em direção ao interior, acaba por revelar um caráter original.

Na passagem pelo distrito de Aveiro, em Castelo de Paiva, parece desdobrar-se noutra estrada, pois trata-se do início da sua variante, mais recente, que permite às populações locais chegarem mais rapidamente ao litoral e à região do Grande Porto.

Em alguns troços a EN222 afasta-se do rio, contornando os vales de alguns dos seus afluentes, noutros aproxima-se, permitindo vistas sobre o Douro e algumas das suas pontes, como é o caso da Ponte de Mosteirô, dando acesso à margem direita, onde a Linha do Douro e outras estradas permitem também acompanhar o curso de água.

A certa altura, a EN222 assemelha-se a uma rua e é inevitável conhecer Resende, ao passar-se pelo Memorial à Cereja.

No concelho de Lamego, entra-se na Região Demarcada do Vinho do Porto, e na freguesia de Penajóia, na joia da Humanidade que é o Alto Douro Vinhateiro. Paisagem deslumbrante em que a natureza trabalhada pelo Homem deu lugar a um cenário único, com socalcos suportados por muros de pedra e o xisto a suportar videiras alinhadas que produzem o mundialmente conhecido Vinho do Porto.

Esta Estrada que cruza toda uma região emblemática revela o seu esplendor máximo ladeando o rio Douro na margem esquerda frente à Régua, passando pela Barragem de Bagaúste, até depois da Ponte das Bateiras sobre o rio Torto, afluente do Douro.

Neste ponto, a EN222 sobe a encosta vinhateira até Vila Nova de Foz Côa e termina o seu percurso neste concelho, perto de Almendra, onde entronca com a EN332.

No troço final atravessa o Parque Arqueológico do Vale do Côa, Património da Humanidade, permitindo também aceder à Grande Rota do Vale do Côa (GR45).

A Estrada Nacional 222 permite percorrer a Rota do Douro e aceder a locais que integram a Rota do Vinho do Porto e a Rota das Amendoeiras em Flor.

Nesta zona pode encontrar o Hostel inDouro na Estação da Régua e o Restaurante Castas & Pratos. Outra sugestão é visitar a Estação do Pinhão a partir da Ponte das Bateiras seguindo pela ER323.

Sugestões de Visita

 

Prémios e Distinções

A EN222, no troço que liga Peso da Régua ao Pinhão, com o rio Douro sempre como companhia ao longo de todo o percurso, foi considerada a melhor estrada do mundo para conduzir.

A escolha foi feita em 2015 por iniciativa da empresa de aluguer de automóveis Avis.

A eleição teve por base a diversidade daquele traçado, e foi feita através de uma fórmula matemática. Foi pedido ao físico quântico Mark Hadley, da Universidade de Warwick, no Reino Unido, para desenvolver uma fórmula que permitisse definir os critérios através dos quais se escolheria a “World Best Driving Road”.

O cientista criou um Índice de Condução onde combina uma análise da geometria da estrada, o tipo de condução, a aceleração média e aceleração lateral, o tempo de travagem e as distâncias. Uma boa condução depende do equilíbrio entre as quatro fases, permitindo desfrutar de velocidade e aceleração, o teste à capacidade de condução ao longo das retas e o usufruto da paisagem envolvente. Com a criação deste índice foi calculado o equilíbrio ideal entre esses componentes para, cientificamente, comprovar qual a melhor estrada do mundo para conduzir.

EN 2
EN 2
EN 221
EN 221
Estrada Nacional 332
EN 332