Edificado e Objetos

Edificado

O edificado mais saliente e característico nas Estradas Nacionais são as Casas de Cantoneiros. Estrategicamente espalhadas pelas regiões afastadas das capitais de distrito para promover a proximidade entre o cantoneiro e as vias à sua responsabilidade, por vezes em lugares recônditos, fazem parte da memória da paisagem. Estas habitações, de construção típica – algumas consideradas com características de arquitetura «Raul Lino» –, foram colocadas à venda pela Estradas de Portugal, que sucedeu à Junta Autónoma das Estradas, e hoje pela IP. A sua maioria está desativada ou serve outros fins como habitação, férias, turismo.

  • Edificado - Ferreira do Alentejo
    Edificado - Ferreira do Alentejo
  • Casa de cantoneiros de Cavalos
    Casa de cantoneiros de Cavalos
  • Azulejo - Casa de cantoneiros na EN266
    Azulejo - Casa de cantoneiros na EN266
Objetos
Terceiro Conteudo

A IP é hoje proprietária dum vasto espólio documental e instrumental que representa a memória do planeamento, construção e conservação da Rede Rodoviária Nacional durante o século XX, e que espelha o estado social, económico e político do país, bem como o esforço realizado em prol da modernização e da aproximação das regiões.

A missão de assegurar a memória deste percurso integra o espólio dele resultante, composto por uma panóplia de peças, máquinas e valiosos documentos representativos da evolução da técnica e da estética ao serviço da Engenharia Rodoviária em Portugal. Nesta coleção destacam-se peças relevantes como os cilindros movidos a vapor (datados de 1920 a 1940) e a diesel (do período de 1960 a 1980).

Na verdade, o motor a vapor foi uma das bases da industrialização. Em poucos anos tornou-se a força de trabalho nas fábricas e minas. Na atividade rodoviária eram usados cilindros de rasto liso, com possibilidade de vibração, para a compactação das misturas betuminosas convencionais que compunham o pavimento (nomeadamente o alcatrão) e cilindros de pneus.

Antes, era bastante complexa a realização desta atividade, sendo necessários muitos profissionais e equipamentos, devido ao seu grau de dificuldade. Hoje, com o rolo compactador, a compactação e compressão de solos é muito mais prática e rápida.

  • Cilindro a vapor Henschel & Sohn
    Cilindro a vapor Henschel & Sohn
  • Cilindro a gasóleo Galion
    Cilindro a gasóleo Galion
  • Cilindro compactador de bermas
    Cilindro compactador de bermas
  • Escarificador
    Escarificador

Do acervo do Património da IP destacam-se algumas máquinas.

O cilindro a vapor fabricado na Alemanha, em 1929 pela empresa Henschel & Sohn, é composto por três partes principais: a caldeira, um cilindro a vapor (produzindo o vapor usando a energia do combustível – carvão, madeira, óleo ou outro), a máquina térmica, transformando a energia do vapor em trabalho mecânico e a carroçaria, que carrega a construção. No caso, o combustível era madeira (lenha).

Com 15 metros de comprimento, 3,30m de altura e 2,60m de largura, pesa 18 toneladas, e enquanto ao serviço atingia uma velocidade de marcha de 5 km/h e de 1 km/h de velocidade de trabalho. Foi adquirido pela Junta Autónoma de Estradas por 27.000 escudos e foi retirado do serviço em 1965.

Outra peça relevante que integra o espólio da IP na categoria de maquinaria pesada (10 toneladas) é o cilindro também compactador de misturas betuminosas no pavimento, já movido a gasolina e gasóleo, com 3 velocidades, com origem em Ohio, Estados Unidos da América, da marca Galion, modelo Chief, de 1948, com 42 cavalos de potência.

Esta marca era reconhecida pelo símbolo da cabeça de um chefe índio, com penas, sempre colocado na parte dianteira.​​​​​​​

Mas nem todos os cilindros eram considerados “maquinaria pesada”. Com origem em Portugal, fabricado pela firma Alberto Marinho, surgiu um cilindro, compactador de bermas, que utiliza gasolina no arranque. Consome cerca de 1 litro de petróleo/hora e atinge uma velocidade de trabalho e marcha de 2 km por hora. Foi adquirido pela Junta Autónoma de Estradas, em 1940, por 1.400 escudos. Tem 2,20m de comprimento e 1,30m de altura.

O escarificador é um equipamento formado por um suporte no qual estão implantadas uma ou mais garras (dentes do escarificador). Empregado para cortar e desagregar a camada superior do terreno ou estrada em mau estado, era rebocado pelo cilindro e atuava pelo seu próprio peso.