Acontecimentos importantes na história do caminho-de-ferro em Portugal.
28 de outubro de 1856
Inauguração do caminho-de-ferro em Portugal. Troço da Linha do Leste, de Lisboa (Cais dos Soldados, hoje Santa Apolónia) ao Carregado, num percurso de 38 quilómetros.
1 de fevereiro de 1861
Abertura à exploração dos troços entre o Barreiro e Vendas Novas, na Linha do Sul e do troço entre Pinhal Novo e Setúbal, na Linha do Sado.
20 de setembro de 1863
Primeira ligação ferroviária transfronteiriça entre Elvas e Badajoz.
24 de setembro de 1863
Abertura à exploração da linha de Lisboa à fronteira. Conclusão da Linha do Leste.
1 de maio de 1865
Inauguração do edifício de passageiros da Estação Ferroviária de Lisboa-Santa Apolónia. Servia as linhas do Leste e do Norte.
2 de julho de 1873
Inauguração da Linha de Sintra
21 de maio de 1875
Abertura à exploração do troço entre Campanhã e Nine (Linha do Minho) e do Ramal de Braga.
4 de novembro de 1877
Entrada ao serviço da Ponte Maria Pia, possibilitando a ligação ferroviária entre o norte e o sul do País.
30 de junho de 1878
Inauguração da Ponte Eiffel, em Viana do Castelo.
6 de junho de 1880
Abertura à exploração do Ramal de Cáceres
3 de agosto de 1882
Inauguração oficial da Linha da Beira Alta, entre Figueira da Foz e Vilar Formoso.
25 de março de 1886
Inauguração da Ponte Internacional Valença/Tui e abertura à exploração do Ramal entre Valença e a fronteira
2 de abril de 1887
Inauguração da Estação Ferroviária de Alcântara-Terra. Abertura à exploração do troço entre Alcântara-Terra e Cacém, na Linha do Oeste, e do Ramal de Sintra (Cacém a Sintra)
9 de dezembro de 1887
Abertura à exploração do serviço direto de caminho-de-ferro do Porto a Salamanca por Barca de Alva
20 de maio de 1888
Abertura à exploração do troço entre Benfica, Sete Rios, Chelas e Xabregas, na linha urbana de Lisboa
17 de julho de 1888
Abertura à exploração do troço entre Leiria e Figueira da Foz. Conclusão da Linha do Oeste
8 de abril de 1889
Inauguração do túnel do Rossio a Campolide. O túnel tem uma extensão de 2613 metros.
11 de junho de 1890
Inauguração da Estação Ferroviária de Lisboa-Rossio, à data Estação Central. Autoria do arquiteto José Luis Monteiro.
24 de novembro de 1890
Inauguração do Ramal de Viseu (Ex Linha do Dão), que ligava as estações de Santa Comba Dão e Viseu. Foi encerrado em 1989 e convertido numa Ecopista.
6 de maio de 1893
Abertura à exploração do Ramal de Leixões
11 de maio de 1893
Abertura à exploração do troço entre Covilhã e Guarda. Conclusão da Linha da Beira Baixa.
4 de setembro de 1894
Abertura à exploração do troço entre Cais do Sodré e Alcântara-Mar. Conclusão da Linha de Cascais.
7 de novembro de 1896
Chegada do comboio ao centro do Porto (São Bento). A estação contava com um edifício de passageiros provisório. A ligação a Campanhã, à data Estação do Pinheiro, foi possível graças à abertura de três túneis: Quinta da China, Monte do Seminário e Fontaínhas.
15 de janeiro de 1904
Abertura à exploração da linha férrea de Setil a Vendas Novas
14 de abril de 1906
Abertura à exploração do troço entre Tavira e Vila Real de Santo António. Conclusão da Linha do Sul.
12 de maio de 1906
Abertura à exploração do troço entre Régua e Vila Real, na Linha do Corgo.
16 de dezembro de 1906
Abertura à exploração do troço entre Coimbra e Lousã. O troço de 6 quilómetros Lousã-Serpins só seria inaugurado em 10 de agosto de 1930, concluindo o Ramal da Lousã.
5 de fevereiro de 1914
Inauguração da totalidade da Linha do Vouga
17 de abril de 1915
Conclusão dos trabalhos de ornamentação do vestíbulo central da Estação de Porto – São Bento, com azulejos artísticos da autoria de Jorge Colaço.
5 de outubro de 1916
Inauguração do edifício de passageiros da Estação de Porto-São Bento. Autoria do arquiteto José Marques da Silva.
8 de outubro de 1917
1ª viagem presidencial de comboio: o Presidente da República Bernardino Machado parte da estação do Rossio para uma viagem internacional que durou 18 dias.
30 de julho de 1922
Conclusão da Linha do Algarve com a chegada a Lagos da linha férrea
15 de agosto de 1926
Inauguração da tração elétrica na Linha de Cascais.
18 de agosto de 1928
Inauguração da Estação do Cais do Sodré. Autoria do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro. No início do século XXI a estação foi ampliada e construídos novos cais de embarque. O projeto de arquitetura de Nuno Teotónio Pereira e Pedro Botelho contemplou a ligação à estação fluvial e do metropolitano.
24 de setembro de 1928
Abertura à exploração do Ramal de Tomar.
28 de maio de 1932
Inauguração da nova Estação de Lisboa - Terreiro do Paço, projeto do arquiteto Cottinelli Telmo.
14 de setembro de 1936
Abertura à exploração do troço entre Santiago do Cacém e Sines. Conclusão da Linha de Sines.
28 de outubro de 1956
Inauguração da tração elétrica da Linha de Sintra e do troço entre Lisboa e o Carregado, por ocasião do Centenário do Caminho-de-ferro.
3 de novembro de 1966
Inauguração da eletrificação da linha entre Lisboa e Porto.
16 de abril de 1975
Publicação do Decreto-Lei nº 205-B/175 que nacionaliza a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses.
31 de dezembro de 1976
Extinção da Sociedade Estoril e transição da Linha de Cascais para a CP.
24 de junho de 1991
Inauguração da nova travessia ferroviária do Douro pela Ponte de S. João.
10 de novembro de 1992
Entrada ao serviço do Sistema de Controlo Automático de Velocidade de Comboios (CONVEL) nas linhas de Sintra e de Cintura.
29 de abril de 1997
Criação da Rede Ferroviária Nacional, REFER EP, que assume a gestão, exploração e conservação das infraestruturas ferroviárias, e se separa do operador CP.
19 de maio de 1998
Inauguração da Gare do Oriente, em Lisboa, da autoria do arquiteto Santiago Calatrava.
29 de julho de 1999
Inauguração da travessia ferroviária pela Ponte 25 de Abril e entrada ao serviço do Eixo Ferroviário Norte-Sul, entre as Estações de Entrecampos e do Fogueteiro. Início do serviço do novo operador ferroviário Fertagus.
Setembro de 1999
Conclusão da quadruplicação da via entre Benfica e Amadora, na Linha de Sintra.
Outubro de 2000
Conclusão da ligação em tração elétrica entre os quatro principais portos do país (Sines, Setúbal, Lisboa e Leixões).
30 de maio de 2004
Viagem inaugural da ligação ferroviária direta entre Braga e Faro.
4 de outubro de 2004
Entrada ao serviço da Fertagus em seis novas estações do Eixo Ferroviário Norte-Sul (Coina, Penalva, Pinhal Novo, Venda do Alcaide, Palmela e Setúbal).
14 de novembro de 2004
Inauguração da Ecopista do Minho entre Valença e Monção, primeiro projeto de requalificação de vias férreas desativadas.
16 de fevereiro de 2008
Reabertura do Túnel do Rossio após obras de reforço e de reabilitação. Reabertura do edifício da Estação do Rossio e do Largo Duque do Cadaval após obras de remodelação.
14 de dezembro de 2008
Inauguração da eletrificação Barreiro – Pinhal Novo.
27 de março de 2010
Inauguração do Ramal Ferroviário do Porto de Aveiro.
16 de agosto de 2010
Abertura à exploração da Variante da Trofa (São Romão-Lousado).
12 de dezembro de 2010
Abertura à exploração da Variante de Alcácer (Linha do Sul).
24 de setembro de 2012
Conclusão da quadruplicação da via entre Monte Abraão e Cacém (Linha de Sintra).
29 de maio de 2015
Criação da Infraestruturas de Portugal (IP) - extinção e incorporação por fusão da Estradas de Portugal na REFER - Rede Ferroviária Nacional.