EN 2

  • EN 2
  • EN 2
  • EN 2
  • EN 2
  • EN 2

A Estrada Nacional 2 é a estrada mais longa de Portugal.

Ao longo de 739 quilómetros, desde Trás-os-Montes ao Algarve, passando pelas Beiras e Alentejo esta é a maior estrada portuguesa, única do género na Europa e a terceira mais extensa do mundo, a seguir à Route 66 dos Estados Unidos da América e à rota 40 da Argentina.

De Chaves a Faro, este percurso é uma extensa via turística que permite conhecer uma grande variedade de paisagens, gentes e culturas.

A história da Nacional 2 remonta à época romana e em 1945 foi classificada como Estrada Nacional.

Em 2001 o troço entre Almodôvar e S. Brás de Alportel foi o primeiro troço de estrada em Portugal a ser recuperado com base no conceito de “Estrada Património”.

EN2 - Almodôvar - S. Brás de Alportel

O troço da EN2 entre Almodôvar e S. Brás de Alportel, através da Serra do Caldeirão, correspondia a uma estrada secular, sinuosa e degradada, quase só utilizada para tráfego local ou por visitantes que se queriam afastar do movimento do IC1 e tinham curiosidade em descobrir um caminho não aconselhado nos mapas.

Em 2001, com o planeamento da futura A2 até ao Algarve, este troço foi recuperado com base no conceito de “Estradas Património” que surgiu em Portugal no final dos anos 90, tendo como referência o trabalho realizado noutros países, assumindo o valor da estrada como património cultural e de interesse turístico, incentivando a salvaguarda e valorização do património Estrada e de todos os elementos que o compõem.

Concluída no Verão de 2002, a intervenção consistiu na melhoria do pavimento, da sinalização e das condições de segurança, com recuperação de marcos e guardas de segurança antigas.

Foram também intervencionados equipamentos como: áreas de repouso com parques de estacionamento e de merendas, casetas de material e abrigos de autocarros, ajardinamento de um fontanário e de um miradouro.

Foram ainda recuperadas três casas de cantoneiros localizadas à beira da estrada. Os cantoneiros eram os funcionários responsáveis pela manutenção de uma rede de estradas numa dada região (ou cantão de onde a palavra deriva).

Além do exemplo da EN2, o conceito de Estradas Património, poderá abranger várias estradas da Rede Rodoviária Nacional, enquadráveis nas seguintes tipologias:

  • Estradas panorâmicas

  • Estradas com interesse histórico

  • Rotas turísticas ou rotas turístico-patrimoniais

Publicações

  • Guia turístico ‘Portugal de Norte a Sul pela mítica Estrada Nacional 2’, coordenado por Armando Carvalho, editado pela Foge Comigo em parceria com o “Azulejo Publicitário Português” e a “Associação de Municípios da Rota da EN2” (amren2). Esta Associação “tem como objetivo principal a criação de riqueza e valorização das pessoas dentro dos territórios atravessados pela EN2, assim como o desenvolvimento turístico e a promoção económica e cultural dos municípios”, e tem divulgado a Rota da Estrada Nacional 2, com o apoio do Turismo de Portugal.

  • “Estradas Património: EN2, Almodôvar, S. Brás de Alportel: da Planície Alentejana ao Barrocal Algarvio”, coordenado pela Prof. Amélia Andrade, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, permite conhecer os territórios nas componentes do património natural e cultural. Publicação da responsabilidade do Instituto das Estradas de Portugal (atual IP).

  • “EN2 – Portugal não é um país tão pequeno como parece…”, livro de desenhos de João Catarino, publicado em 2010 com o apoio da Estradas de Portugal. O autor percorreu toda a EN2 numa antiga carrinha VW “Pão de Forma”, registando as suas impressões ao longo do trajeto.

EN 2
EN 2
EN 221
EN 221
Estrada Nacional 332
EN 332