Vias Verdes europeias e Património UNESCO

Ecopistas

A convite da Fundación de los Ferrocarriles Espanoles (FEE), a IP/IPP participou, no final de janeiro, no workshop “Greenways Heritage Vías Verdes y Patrimonio UNESCO, Uniendo Destinos”, realizado em Madrid no âmbito da FITUR – Feira Internacional de Turismo.

Este evento, organizado pela área de Vias Verdes da FFE em conjunto com a Associação Europeia de Vias Verdes (AEVV), inscreve-se no projeto ‘Greenways Heritage’, cofinanciado em 75% pelo Programa COSME da Agência EASME da União Europeia, dedicado à competitividade das pequenas e médias empresas, ascendendo a um orçamento total de 400.000 € para um período de execução de 18 meses (maio 2018 a outubro de 2019).

A representação da empresa coube ao gestor do Plano Nacional de Ecopistas (PNE), que apresentou a comunicação “A Recuperação do Património Ferroviário em Portugal. O Plano Nacional de Ecopistas”, onde abordou a atualidade e perspetivas futuras do PNE, assim como o respetivo contributo para a recuperação de património ferroviário e para a materialização de oportunidades de desenvolvimento local/regional.

Foram apresentados exemplos de ecopistas e do respetivo património ferroviário em Portugal, além de alguns casos de património edificado disponível para investimento e para projetos de desenvolvimento local.

Informação sobre ecopistas em Portugal.

1