Espaço de referência no litoral alentejano, o restaurante Cais da Estação – um cais coberto alienado pela IP Património em 2006 - foi inaugurado em 2009 e é o corolário de um projeto que transformou o antigo armazém de mercadorias da Estação de Sines num emblemático espaço de restauração.
O projeto manteve a traça original e alguns dos materiais – alia a madeira, a pedra e o ferro – , fazendo jus à história do local. Aos 280 m² do rés-do-chão, acrescentou-se uma área ganha ao subsolo através de escavação, hoje destinada a refeições de grupos e onde se destaca o teto abobado em tijolo artesanal. No piso térreo situa-se o espaço principal, a que se juntam a esplanada – um prolongamento do beiral largo do antigo armazém – e o mezanino, este para refeições mais intimistas. A iluminação predominante é a luz natural graças às longas vidraças.
A carta apresenta o que de melhor há por aquelas bandas, nomeadamente, quanto a petiscos, peixe e mariscos.
Prémios e Reconhecimentos
- Melhor Carta de Vinhos 2009 (Menção Honrosa da Revista de Vinhos), prémio da revista Mais Alentejo na categoria Mais Manjares, também em 2009 e XXXVI Troféu Internacional de Turismo, Hotelaria e Gastronomia 2011, em Madrid.