Estação de Viana do Castelo

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A estação de Viana do Castelo foi construída entre 1878 e 1882, no local onde existia o Convento de S. Teotónio de Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, fundado em 1631 e demolido em 1877.

O edifício de passageiros, quase integralmente revestido a granito, é de gosto essencialmente clássico, de acentuada verticalidade, com dois andares separados por cornija saliente e divididos em cinco panos por pilastras toscanas.

No piso inferior abrem-se três portas e duas janelas de verga reta, enquanto o piso superior é iluminado por cinco janelas de arco de volta perfeita. Os panos da extremidade são coroados por platibanda que é interrompida nos dois panos seguintes para dar lugar na zona central a um corpo central mais elevado coroado por um frontão interrompido que deixa ver o relógio encimado por uma coroa real.

O ferro fundido está presente na grande cobertura da plataforma e da linha férrea ao longo do edifício, nas guardas dos passadiços exteriores cobertos, virados à cidade, e nas vedações do recinto ferroviário. Para instalação da catenária, aquando da recente eletrificação da Linha do Minho, esta cobertura – um dos exemplares da arquitetura do ferro das nossas estações – foi elevada e não demolida para proteção do património histórico industrial.

Composições muito simples de azulejos lisos brancos e azuis animam os lambris da sala de espera. Toponímia em painéis de azulejos de grandes dimensões “VIANA DO CASTELO” nas fachadas laterais ou só “VIANA”, com letras e molduras azuis sobre fundo branco.