Estação de Lisboa-Rossio

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Há muito para ver e descobrir na Estação do Rossio, construída para ser a Estação Central, garantindo a ligação às linhas principais dos caminhos-de-ferro portugueses e, mais tarde, também a ligação internacional através do SudExpress.

Inaugurada oficialmente no dia 11 de junho de 1890, a Estação de Lisboa-Rossio, era então denominada Estação da Avenida ou Estação Central.

O projeto do edifício de passageiros e da cobertura das plataformas de embarque numa estrutura em ferro e vidro foi encomendado ao arquiteto José Luís Monteiro, a quem foi imposto a adoção do estilo neomanuelino, revivalismo de um estilo genuinamente nacional. A mestria de Monteiro revela-se na forma como projeta a inserção da estação no meio urbano, resolvendo, através do edifício, o grande desnível existente entre o piso das plataformas e o atual Largo do Regedor.

Realce ainda para o túnel que, com 2.613 metros de extensão, liga o Rossio à Estação de Campolide, o Largo Duque de Cadaval e o conjunto de rampas que vencem o desnível entre este largo e o piso das linhas férreas. A singularidade do conjunto reside, também, no desenho das fachadas. Aliam-se elementos do vocabulário próprio do manuelino – flores, pináculos, platibandas rendilhadas no coroamento das fachadas, esferas armilares e estatuária (El Rei D. Sebastião) – à simbologia ferroviária – o relógio, os medalhões com as efígies de Stephenson, de Fontes Pereira de Melo e do Rei D. Luís, numa composição eclética de pedra, ferro e vidro.

No piso intermédio do edifício localiza-se a Sala do Rei, ex-libris do património ferroviário português, e no piso superior destacam-se, de um lado, os tondos cerâmicos de Lucien Donnat e Rogério Amaral sobre produtos portugueses como a sardinha, cortiça, vinho e faianças, oferecidos pelo Fundo de Fomento de Exportação, em 1958 e, do outro lado, os painéis de azulejos de Lima de Freitas sobre mitos e lendas da cidade de Lisboa (1995).

A estação recebeu vários prémios e distinções.

Prémios e Reconhecimentos

  • Classificada como Imóvel de Interesse Público (IIP), em novembro de 1971;
  • Menção Honrosa Brunel Awards, 2011, na categoria de Edifício de Passageiros (Renovação e Reabilitação);
  • Eleita, em maio de 2012, uma das 10 mais belas estações do mundo pela revista norte-americana “Flavorwire";
  • Prémio “Reabilitação” (Óscares do Imobiliário, revista “Construir”);
  • Certificado de Excelência, em 2015, pelo TripAdvisor, no setor de turismo e hotelaria.

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Prémios e Reconhecimentos Estação Coimbra

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