Ecopista do Tâmega
  • Ecopista do Tâmega Foto
Trajeto
Amarante a Arco do Baúlhe
Extensão Potencial
51,697 km
Extensão
39,204 km

Ecopista marcada pelo Rio Tâmega, muitas vinhas e o bem conhecido Alto da Senhora da Graça. Não se espante se pelo trajeto encontrar mulheres e homens a lavrar, galos a cantar ou chaminés a fumegar. Estamos na região do Tâmega, onde o rio divide três das mais belas regiões portuguesas, Douro, Minho e Trás-os-Montes.

Percurso ondulante e plano, a Ecopista segue a desativada Linha do Tâmega e permite também ver e utilizar a excelência das obras de arte ferroviária, como o Túnel de Gatão e as pontes de Santa Natália, sobre o rio com o mesmo nome, Carvalhas e Barreirinho, todas com vistas soberbas sobre o rio, vinhas e campos agrícolas.

Em Mondim de Basto, muito conhecido pelo Alto da Senhora da Graça, por ser a etapa rainha da Volta a Portugal em bicicleta, pode encontrar alguns dos mais bonitos painéis de azulejos no edifício da antiga estação ferroviária, que retratam a vida dura do povo desta região.

Em Arco de Baúlhe não deixe de visitar o Museu das Terras de Basto, que integra um Centro Documental e um Núcleo Ferroviário. Neste, pode apreciar nos antigos edifícios da antiga estação uma exposição de diversas peças alusivas à ferrovia e ainda veículos de material circulante que se encontram restaurados.

Quer fazer o download da rota desta Ecopista? Para ler este ficheiro, precisa de uma aplicação GPS destinada à prática de exercício físico ao ar-livre.

Boa Viagem!

Prémios e Reconhecimentos

  • Special award - Special European Greenways Award European Year of Rail 2021 (Associação Europeia de Vias Verdes, 2021).