Trajeto que no desativado Ramal de Mora, além de proporcionar a visita a pontos de interesse cultural da cidade de Évora, cujo centro histórico foi declarado Património Mundial da UNESCO, permite desfrutar da magnífica paisagem da planície tipicamente alentejana, predominantemente de montado e olival, num percurso quase sempre em ambiente rural, proporcionando um contato direto com a natureza.
Um pequeno desvio e uma visita a Arraiolos, vila famosa pelos seus tapetes produzidos à mão, é essencial, assim como uma paragem na aldeia da Graça do Divor, onde vale a pena percorrer o casario antigo.
Esta Ecopista integra a Grande Rota do Montado, da responsabilidade da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, que vai permitir a inclusão de quase 184,805 Km de canais ferroviários desativados (Ramal de Reguengos, Ramal de Vila Viçosa, Ramal de Montemor, Ramal de Mora e Linha de Évora) na Grande Rota do Montado, num processo que inclui 9 dos 14 concelhos do Alentejo Central (Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Vila Viçosa).
A Grande Rota do Montado vai permitir estabelecer um conjunto de rotas pedestres e cicláveis distribuídas por mais de 1.100 km de extensão pela região.
Quer fazer o download da rota desta Ecopista? Para ler este ficheiro, precisa de uma aplicação GPS destinada à prática de exercício físico ao ar-livre.
Boa Viagem!