Trabalhos de Reabilitação na Estação de Santa Apolónia

Conservação e Manutenção
Estações
  • Trabalhos de Reabilitação na Estação de Santa Apolónia: fotografia 1
  • Trabalhos de Reabilitação na Estação de Santa Apolónia: fotografia 2

A reabilitação da Estação de Santa Apolónia permitiu a recuperação e manutenção dos muros e palas da estação, melhorando assim os níveis de segurança e fiabilidade da infraestrutura.

A intervenção, com um investimento na ordem dos 190.000 euros, corresponde à terceira e última fase de reabilitação do edificado da Estação, nomeadamente reboco e pintura dos muros, palas e cantarias, última fase de reabilitação que inclui a reposição da cor original, “sangue-de-boi”. 


ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SANTA APOLÓNIA


A Estação de Santa Apolónia foi inaugurada a 1 de maio de 1865, tendo posteriormente sido construído o segundo piso nos inícios do século XX, mantendo a sua configuração até aos dias de hoje.

Localizada ao km 0,000 da Linha do Norte, trata-se de uma Estação com relevante importância para a gestão da infraestrutura da Rede Ferroviária Nacional.

A Estação de Santa Apolónia, inaugurada em 1865, encontra-se sob gestão da IP Património, que assegurou o processo de requalificação e valorização do edifício da estação, potenciando outros usos complementares à sua atividade principal.

Marcada pelo ritmo de partidas e chegadas, desenhada em linhas que se estendem a tantos outros pontos do mapa, a Estação de Santa Apolónia, segundo os dados de 2022, teve um fluxo de passageiros na ordem dos 3 706 600.