Semana Europeia da Mobilidade na Estação de Viana do Castelo

Cultura e Lazer
Estações
Património
  • Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de setembro

No âmbito das comemorações da Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de setembro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo desenvolveu um programa com várias atividades no Largo da Estação ferroviária de Viana do Castelo.

​A Infraestruturas de Portugal associa-se a este evento através do apoio à divulgação do mesmo e da cedência do espaço da Estação Ferroviária para fins expositivos.

O programa arranca hoje, dia 16 de setembro, sexta-feira, com a conferência “Mobilidade urbana sustentável: o desafio das cidades contemporâneas”, presidida pelo Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado. Esta sessão inclui quatros debates: 

  • “Mobilidade sustentável em Viana do Castelo”; 
  • “Mobilidade urbana inclusiva”;
  • “A importância do comboio em tempos de crise climática”;
  • “Mobilidade elétrica”.

Nos dias 17 e 18, o Largo da Estação Ferroviária acolhe uma Mostra de bicicletas das principais Lojas de Viana e a Gincana familiar de carros elétricos infantis e trotinetes. No dia 18 há ainda, uma Trotinetada – uma concentração e passeio de trotinetes pelo centro histórico, com início no Largo da Estação. O Programa inclui ainda três Webinares com enfoque no espaço urbano, que poderá assistir online, no Facebook da Câmara Municipal.

No dia 22 de setembro, o Dia Europeu sem Carros, os munícipes podem desfrutar da gratuitidade nos autocarros elétricos, trânsito proibido na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e uma mostra de Veículos 100% Elétricos. Notícia relacionada

Consulte Programa. Combina e Move-te!

Um conjunto de ações, em nome do ambiente e de um futuro mais sustentável!

​Semana Europeia da Mobilidade

​Lançada em 2002, a Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa anual da Comissão Europeia, que decorre entre os dias 16 e 22 de Setembro e cujo propósito é aumentar a sensibilização para a importância da mobilidade urbana sustentável. Para a edição deste ano, 68 municípios portugueses aderiram à iniciativa. Em Portugal, a campanha está ao cargo da Agência Portuguesa do Ambiente.