Prevê-se que este novo serviço de transporte público ferroviário entre em funcionamento em dezembro de 2024.
A Infraestruturas de Portugal, a CP – Comboios de Portugal e a Câmara Municipal de Matosinhos celebraram hoje, dia 21 de março, um protocolo para a reativação do serviço de transporte de passageiros na Linha de Leixões.
Neste acordo ficam estabelecidos os termos em que se processará a primeira fase da reativação do serviço, que tem subjacente um conjunto de investimentos, repartidos pelas entidades signatárias:
- Infraestruturas de Portugal: a construção de dois novos apeadeiros (Hospital de São João e Arroteia), beneficiação das plataformas de Contumil e de S. Gemil, a construção de um cais adicional em S. Gemil, e adaptação das dependências existentes para o tráfego de passageiros;
- CP: a exploração do serviço de transporte ferroviário de passageiros na Linha de Leixões, garantindo o serviço nas novas paragens (Hospital de São João e Arroteia);
- Câmara Municipal de Matosinhos: garantir as acessibilidades e as correspondentes condições de segurança às novas paragens e às estações existentes (São Mamede de Infesta e Leça do Balio).
A Linha de Leixões está inserida numa “malha” urbana de forte crescimento populacional da Área Metropolitana do Porto, abrangendo parte dos concelhos do Porto, Gondomar, Maia e Matosinhos.
A reativação do serviço de passageiros ligando as estações de Porto-Campanhã e Leça do Balio, irá constituir um importante contributo para a promoção da utilização do transporte publico ferroviário, mais seguro, eficiente e ambientalmente sustentável.
Créditos fotográficos
As fotografias da sessão foram gentilmente cedidas pela Câmara Municipal de Matosinhos.