Prémios Brunel distinguem Estação do Rossio

Estações

Os Prémios Brunel, considerados como os mais prestigiados prémios de arquitectura, engenharia e design ferroviário internacionais, distinguiram, na edição de 2011, três projectos da REFER, entre os quais o da Reabilitação da Estação do Rossio.

A Ponte sobre o rio Sado foi galardoada com um prémio, na categoria de Infra-estruturas Técnicas e Meio Ambiente, e a Reabilitação da Estação do Rossio e o Centro de Comando Operacional de Lisboa receberam duas menções honrosas, respectivamente, na categoria de Edifícios de Passageiros e de Edifícios de Suporte ao Caminho-de-ferro.

Os Prémios Brunel foram criados pelo grupo de arquitectos e desenhadores ferroviários Watford e devem o seu nome ao engenheiro, inventor e arquitecto inglês Isambard Kingdom Brunel.

Os prémios são atribuídos de três em três anos e a organização da edição de 2011 envolveu também a Associação dos Caminhos de Ferro Americanos e a União Internacional dos Caminhos de Ferro.

Este ano apresentaram-se a concurso cerca de 150 projectos, dos quais foram distinguidos 43, de 11 países, repartidos em 19 prémios e 24 menções honrosas.

Fonte: REFER, E.P.E.