Peregrinação Segura a Fátima 2024

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  • Peregrinação Segura a Fátima 2024

A Infraestruturas de Portugal vai estar na estrada a apoiar os Peregrinos. 

No âmbito do combate à sinistralidade e assistência aos utentes nas estradas e no seguimento das comemorações da aparição de Nossa Senhora de Fátima, a IP vai iniciar uma campanha de sensibilização de apoio aos peregrinos amanhã, dia 25 de abril, que estará na estrada até ao próximo dia 13 de maio.

A campanha, que decorrerá nas estradas dos distritos de Coimbra, Leiria e Santarém, incluirá ações de sensibilização junto dos peregrinos e ações de comunicação envolvendo diversas entidades, no sentido de implementar medidas que previnam os acidentes rodoviários e em particular com peregrinos.

De forma a minimizar a ocorrência de incidentes, serão implementados um conjunto de condicionamentos rodoviários nos principais itinerários utilizados pelos peregrinos no acesso ao Santuário de Fátima, bem como a criação de caminhos alternativos em locais de maior tráfego rodoviário.

Para além destes condicionamentos, a IP terá no terreno equipas que irão percorrer os principais percursos utilizados pelos peregrinos. As equipas terão como missão prestar apoio aos utentes, dar informação aos condutores e reforçar a sinalização dos desvios implementados e, em caso de necessidade, adaptar ou criar condicionamentos em função dos momentos de maior ou menor afluência de peregrinos.

Até ao próximo dia 13 de maio serão implementados os seguintes condicionamentos/desvios:

Distrito de Santarém
No Distrito de Santarém, pelas caraterísticas das vias utilizadas pelos peregrinos não serão efetuados condicionamentos em vias de lentos. Contudo, o número de Peregrinos que percorre a rede de estradas no distrito de Santarém será elevado, pelo que haverá um reforço do acompanhamento por parte das equipas da IP.

 
Distrito de Coimbra

  • Supressão da via da direita no IC2 junto ao km 197,600. Na zona de Fornos será implementado um desvio alternativo para a antiga EN1;
  • Entre Antanhol e Cernache será implementado desvio para a antiga EN1;
  • Supressão da via direita no IC2 na localidade do Orelhudo entre os quilómetros 178,300 e 179,000;
  • Encaminhamento dos peregrinos no IP3 ao quilómetro 73,300 (Nó de Mortágua) para a EN228 (Barragem da Aguieira) e posteriormente EN2 em direção a Oliveira do Mondego.

 
Distrito de Leiria

  • Supressão da via direita no IC2 entre os quilómetros 139,500 e 140,500 na zona de Meirinhas;
  • Supressão da via direita no IC2 entre os quilómetros 156,500 e 158,900 na zona de Tinto;
  • Supressão da via direita no IC2 entre os quilómetros 162,300 e 163,400 na zona de Barreiras.
  • Os condicionamentos consistem na supressão da via de lentos no sentido Sul/Norte (Leiria/Coimbra), continuado a circulação a fazer-se normalmente, com uma via por sentido de tráfego nesses troços, estando os locais devidamente sinalizados e delimitados.

 
Distrito de Aveiro

  • IC2 – ao quilómetro 241,000 , entre os quilómetros 221,000 e 242,000 e ao quilómetro 370,000 – criação de corredor de passagem para os peregrinos pela faixa esquerda, que se encontra cortada ao trânsito.

 


Recomendações de Segurança


A IP recomenda a todos/as os/as peregrinos/as e automobilistas o cumprimento das seguintes regras de segurança:

Aos Peregrinos

  • Opte por caminhar em estradas alternativas evitando os IP e IC;
  • Tenha em consideração toda as placas com informações de percursos alternativos mais seguros e as indicações das autoridades;
  • Torne-se visível: use sempre vestuário refletor, de dia ou de noite;
  • Caminhe sempre pela berma, em fila indiana, o mais afastado possível da faixa de rodagem e em sentido contrário ao trânsito;
  • Se parar, afaste-se o máximo possível da estrada.

 

Aos Automobilistas

  • Mantenha atenção redobrada na estrada e reduza a velocidade ao avistar grupos de caminhantes;
  • Siga as instruções e os conselhos das forças de segurança e das brigadas de apoio da IP que alertam para a presença de peões na estrada;
  • Tenha atenção aos condicionamentos de trânsito: supressão das faixas de lentos (mais à direita) em algumas vias onde não existam bermas.