Lisboa 5L - Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa

Cultura e Lazer
Estações
Património
  • A Estação do Rossio recebe a performance Tristany.mundu. 19h00
  • Vânia Andrade Puma na Estação do Cais do Sodré - 18h00

O Lisboa 5L está de regresso a Lisboa!
Este ano celebra-se a multiculturalidade e as ligações entre centro e periferias da cidade. De 4 a 7 de maio, nas Bibliotecas Municipais de Lisboa, nas estações do Rossio e do Cais do Sodré e em vários espaços culturais da cidade.

O festival literário Lisboa 5L, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, assinala a sua 4ª edição e estende-se a vários espaços culturais da cidade até domingo, sob o tema “Centro e Fugas”, celebrando a multiculturalidade e as ligações entre centro e periferias da cidade.  

Este ano, o tema do Festival é o Centro e as Fugas abordando a temática da Periferia e marca presença nos locais por onde passam os moradores dos concelhos limítrofes, como é o caso das estações ferroviárias.

Dia 5, pelas 19h00, a Estação do Rossio recebe a performance Tristany.mundu. o artista “pinta kom a voz, ilustrando a realidade por ele vivida, através do seu olhar e do olhar das pessoas que o rodeiam...kresceu e vive na Linha de Sintra, uma periferia de Lisboa, onde as ruas à noite têm um tom alaranjado, em ke as mães vêm dormir depois de mais um dia de trabalho e onde a ostentação é ter o fato de treino kompleto do Liverpool.”

A artista Vânia Andrade Puma, apresenta já, no próximo dia 6 de maio, pelas 18h00, na Estação do Cais do SodréReconversão - “espaço móvel e transitório acontece o acesso ao centro. As normas do centro não estão escritas, mas quem não pertence sabe o porquê de não pertencer. Corpos periferizados. Corpos que construíram o centro desde a sua raiz, mas as ruas não reconhecem os seus nomes, nem mesmo as suas existências, no entanto essas mesmas ruas têm o toque, o pensamento, a essência e o movimento desses mesmos corpos.”

Para além da abordagem reflexiva, literária, cinematográfica e didática, a música, as performances e os itinerários também ocupam um lugar de destaque neste festival, demonstrando como os novos géneros, as novas expressões artísticas e as novas criações musicais, trazem para os diferentes territórios, novas realidades, novas relações comunitárias e identitárias e novos começos.

Por último, este festival pretende reforçar a vocação das bibliotecas enquanto espaços multifuncionais ao propor momentos de programação improvável e um diálogo entre artistas convidados e os diferentes públicos, bem como convidar livrarias e editoras a associarem-se com suas leituras, lançamentos e apresentações.

Consulte a programação completa do festival em www.lisboa5l.pt