Este encontro possibilitou a troca de boas práticas na conceção de estações, com um especial destaque para a vertente da sustentabilidade.
Nos dias 17 e 18 de outubro, a Infraestruturas de Portugal (IP) recebeu membros do Grupo de Trabalho dedicado à conceção e integração urbana das estações, pertencente ao SMGG – Station Manager Global Group, sendo este o grupo técnico da UIC que tem como objetivo facilitar o intercâmbio de boas práticas entre atores e especialistas em todo o mundo, elaborar manuais de gestão, lançar estudos e normalizar temas de interoperabilidade.
As sessões de trabalho tiveram como objetivo a partilha de boas práticas na conceção de estações na vertente de sustentabilidade e partilhar com os seus membros a metodologia seguida pela IP no desenvolvimento do projeto de Alta Velocidade (AV) em Portugal.
No decorrer das reuniões foram debatidos temas como a energia verde, a reutilização de materiais, a monitorização da pegada carbónica nas diversas fases do projeto, a adaptação da infraestrutura às alterações climáticas e a biodiversidade.
Foram igualmente apresentados pela IP o modelo de Parcerias Público-Privadas (PPP) adotado no projeto da AV, respetivas fontes de financiamento e a metodologia seguida pela empresa no desenvolvimento dos estudos urbanísticos dos bairros das estações. Foram efetuadas visitas às Estações do Oriente e do Rossio.
O grupo de trabalho foi composto por Christophe Chevallier e Ambra Bernabo Silorata da AREP/SNCF, David Hughes da Irish Rail, Stefano Fondi da RFI, Bart Wiggers da PRO RAIL, Jan Cerha da SZCZ, Takamasa Suzuki da Japan Rail / UIC e Maria GUSAROVA da UIC.