A IP Património e a Fundação Serra Henriques estabeleceram um Acordo com vista à elaboração de projetos de intervenção em estações ferroviárias localizadas em linhas sem exploração.
A Fundação Serra Henriques colabora com as faculdades portuguesas de Arquitetura e Urbanismo, sob o aconselhamento técnico da International Network for Traditional Building, Architecture & Urbanism, criou o Prémio Nacional de Arquitetura e Urbanismo para estudantes universitários e implementou em Portugal o “Prémio Ibérico de Nova Arquitetura Tradicional Rafael Manzano” em parceria com a rede INTBAU.
A Fundação está alinhada com as indicações da Resolução de Conselho de Ministros nº45/2015, cujo objetivo é promover a conceção arquitetónica e urbanística garantindo a qualidade e identidade locais, preservar o património cultural edificado e partilhar políticas exemplares de construções públicas.
Atualmente, a Fundação Serra Henriques está a instalar em Portugal a Rede Ibérica de Mestres e Ofícios da Construção Tradicional, em colaboração com a Direção Geral do Património Cultural e as Direções Regionais de Cultura dos Açores e da Madeira.
A assinatura do Acordo decorreu no Palácio da Cidadela de Cascais, durante a sessão de atribuição do “Prémio Ibérico de Nova Arquitetura Tradicional Rafael Manzano 2019” aos arquitetos Alberto Castro Nunes e António Maria Braga.