IP participa no CNN Portugal Summit: "Cidades e Mobilidade Sustentável"

Ferrovia
Património
  • Fotografia da sessão do CNN Portugal Summit
  • Fotografia da sessão do CNN Portugal Summit
  • Fotografia da sessão do CNN Portugal Summit

A conferência da CNN dedicada ao tema da mobilidade urbana sustentável aconteceu hoje, dia 9 de julho de 2024, no Centro de Congressos do Estoril.

O canal televiso CNN Portugal organiza conferências intituladas "CNN Portugal Summit" dedicadas aos mais variados temas de impacto na sociedade. A última sessão foi dedicada ao tema das cidades e mobilidade sustentável e reuniu diferentes responsáveis políticos, empresários, empreendedores e académicos para um debate alargado.

Neste evento foram debatidas as políticas públicas para uma mobilidade cada vez mais sustentável, revendo a adaptação das infraestruturas rodoviárias, dos transportes públicos, da mobilidade elétrica, das acessibilidades às cidades e as soluções inovadoras que estão hoje ao dispor das entidades competentes.

O Presidente do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz, participou na mesa redonda "A intermodalidade como solução para a redução de carros na cidades", conjuntamente com Tiago Farias, Professor do Instituto Superior Técnico, e Álvaro Costa, Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, moderados por Andreia Vale, Jornalista da CNN Portugal.

A IP tem vindo a posicionar-se como gestora de espaços que promovem a mobilidade multimodal, garantindo a prestação de um serviço de transporte seguro, eficiente e sustentável.

Após as primeiras intervenções da mesa redonda, Miguel Cruz, destacou o papel da IP para a promoção da interconexão dos transportes públicos na sua visão holística avaliando a componente da oferta e a procura do serviço de transporte ferroviário, adaptado às necessidades da região.

Desafiado sobre o mote da IP “Ligamos Destinos”, o Presidente do grupo reforçou que o objetivo da empresa é garantir que os utilizadores da Rede Ferroviária podem viajar no menor tempo possível do ponto de origem ao seu destino, e que têm ao seu dispor soluções de transbordo mais eficientes e mais sustentáveis. Neste contexto, destacou os desafios da intermodalidade:

  • Sistema de Mobilidade do Mondego, ligando Serpins, Lousã e Miranda do Corvo a Coimbra, servindo a estação de Coimbra B e a zona dos Hospitais e criando uma ligação de transporte público através de um sistema de “Metrobus”, que consiste na implementação de um serviço tipo BRT;
  • A intermodalidade como conceito permanente na execução do Projeto da Linha de Alta Velocidade (LAV) Porto – Lisboa – Vigo, em bitola ibérica, permitindo a conexão com a rede convencional e a elaboração dos programas preliminares para as futuras novas estações em parceria com as autarquias envolvidas;

Sobre os desafios de adaptação das infraestruturas para a inovação do futuro, Miguel Cruz afirmou que os investimentos em curso devem permitir uma flexibilização dos interfaces ferroviários, garantindo a intermodalidade dos passageiros e assegurar serviços de apoio, como os espaços de estacionamento, parques dedicados à mobilidade suave (bicicletas e trotinetes) e ainda serviços de bilhética, zonas de espera e sistemas de informação ao passageiro.

A sessão foi transmitida em livestream. Pode rever a gravação aqui:

Saber mais