Esta iniciativa cultural de Arte Urbana decorre, de 15 a 31 de outubro, nas oficinas do Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, tendo a IP fornecido materiais usados para a produção de esculturas em ferro.
A IP é parceira do II Simpósio de Escultura do Entroncamento – Internacional 2023, iniciativa cultural de Arte Urbana que decorre de 15 a 31 de outubro nas oficinas do Museu Nacional Ferroviário – Residências Artísticas.
O Município, no âmbito do Programa de Apoio às Artes no Entroncamento e do Protocolo de Geminação existente entre os Municípios do Entroncamento e de Friedberg (Alemanha), em parceria com a IP e a Fundação Museu Nacional Ferroviário, organiza o evento que conta com a participação de três escultores portugueses - João Duarte (coordenador), Ana Mena e Hugo Maciel e um escultor alemão – Sebastian Klöppel.
Enquanto parceira desta iniciativa, a IP forneceu diversos materiais para a produção de esculturas em ferro, que serão instaladas em espaços públicos no concelho do Entroncamento. Foi promovida a reutilização dos materiais cedidos, os quais tinham sido utilizados na ferrovia, não tendo neste momento qualquer utilização para a atividade da Empresa.
No dia 24 de outubro serão realizadas três sessões de Workshops “Work in Progress”, destinados a grupos de jovens estudantes da Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento, Escola Profissional Gustave Eiffel e alunos alemães em Intercâmbio Jovem, nas Residências artísticas.
Os visitantes podem ainda ver o trabalho ao vivo, dirigindo-se à receção do Museu Nacional Ferroviário para terem acesso à entrada gratuita ao estaleiro, onde estão a ser efetuados os trabalhos.
A cerimónia de Inauguração das Esculturas na Cidade será realizada no dia 24 de novembro, data em que será também celebrado o 78º Aniversário da Elevação do Entroncamento a concelho.