IP na Assembleia Geral da Associação Europeia de Vias Verdes

Ambiente e Sustentabilidade
Cultura e Lazer
Ecopistas
Património
  • IP na Assembleia Geral da Associação Europeia de Vias Verdes
  • IP na Assembleia Geral da Associação Europeia de Vias Verdes

Em paralelo, decorre o Seminário Internacional sobre Vias Verdes, Mobilidade, Lazer e Turismo e a 10.ª edição do Prémio Europeu de Vias Verdes, eventos bienais que visam premiar as melhores práticas e iniciativas em infraestruturas dedicadas à mobilidade suave e turismo sustentável como é o caso das ecopistas.

A Associação Europeia de Vias Verdes realiza a sua Assembleia Geral a 30 de setembro e 1 de outubro, em Valência, Espanha.

Em paralelo, decorre o Seminário Internacional sobre Vias Verdes, Mobilidade, Lazer e Turismo e a 10.ª edição do Prémio Europeu de Vias Verdes, evento bienal que visa premiar as melhores práticas e iniciativas em infraestruturas dedicadas à mobilidade suave e turismo  sustentável como é o caso das ecopistas.

A IP, enquanto membro da Assembleia Geral da Associação Europeia de Vias Verdes estará representada por Paulo Rodrigues, da IP Património, Gestor do Plano Nacional de Ecopistas, que será igualmente um dos 20 oradores do Seminário Internacional, onde partilhará a experiência do Plano Nacional de Ecopistas.

Este evento é organizado pela Associação Europeia de Vias Verdes com a colaboração da Fundação Ferroviária Espanhola, conta com o apoio do Ministério da Política Territorial, Obras Públicas e Mobilidade da Região Valenciana, Turismo da Comunidade Valenciana e da Cátedra Transporte e Sociedade, e permitirá ainda uma visita técnica à Via Verde dos Ojos Negros (Castellón – Valência) e ao Centro de Interpretação desta Via Verde.

A 10.ª edição do Prémio Europeu de Vias Verdes será a que mais candidaturas terá a concurso, tendo sido aceites 31 candidaturas de 11 países, entre os quais Portugal.

No âmbito destes prémios, em anteriores edições, a Ecopista do Minho foi já agraciada como a 3ª Melhor Via Verde da Europa (Irlanda, 2017) e como a 4.ª Melhor Via Verde da Europa (Bélgica, 2009) e a Ecopista do Dão com o 3.º lugar na Categoria Excelência (Viseu, 2013).