No passado dia 14, a IP Património participou na 6ª. Reunião da Rede de Parceiros Ecopistas de Portugal, que aconteceu em Cabeceiras de Basto.
Cerca de 50 participantes, em representação de 23 entidades, juntaram-se no dia 14 de maio na 6.ª Reunião da Rede de Parceiros Ecopistas de Portugal, que decorreu no auditório da Casa do Tempo, em Cabeceiras de Basto, em colaboração com o respetivo Município.
Autarcas, dirigentes e técnicos de Câmaras Municipais de vários pontos do país, desde Miranda do Douro a Palmela, representantes das CIM (Comunidades Intermunicipais) do Ave, Tâmega e Sousa, Alentejo Central, Terras de Trás-os-Montes e Aveiro, do Turismo Centro de Portugal, entre outros operadores turísticos da região convidados, marcaram presença nesta reunião.
A reunião começou com a recepção do vice-presidente da Câmara Municipal, Fernando Basto, que deu as boas-vindas a todos os parceiros da Rede, destacando a importância destes encontros para a promoção e valorização das ecopistas que têm um forte potencial turístico.
Acompanharam o vice-presidente da Câmara, na sessão de abertura, Paulo Rodrigues da IP Património e João Portugal do Turismo de Portugal que realçaram a relevância destas reuniões no que toca ao “estreitar dos laços entre os parceiros” e “partilha de ideias e experiências” entre os diferentes interlocutores.
Durante a manhã, João Sousa, técnico do município cabeceirense, deu a conhecer aos presentes o “Impacto da Ecopista do Tâmega no território”, evidenciando as potencialidades e especificidades da ecopista que tem 39,204 quilómetros e que liga a vila do Arco de Baúlhe, em Cabeceiras de Basto, ao concelho de Amarante, passando por Celorico de Basto.
Seguiu-se a intervenção de Eunice Duarte, Professora Doutora em Turismo, que falou à plateia sobre “Turismo Ferroviário Potencialidades Emergentes”.
Os representantes dos operadores turísticos “Estações de Basto” e “Projeto Raízes”, respetivamente David Vieira e Diana Coelho, fizeram também uma apresentação nesta reunião da Rede de Parceiros Ecopistas de Portugal, bem como Paula Reis da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal que abordou a temática “Cycling & Walking no Porto e Norte. Uma visão sobre o território”.
O programa desta 6.ª Reunião estendeu-se ao longo da tarde, com a visita técnica à Ecopista do Tâmega e visita ao Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe do Museu das Terras de Basto.
Rede de Ecopistas de Portugal
A Rede de Parceiros Ecopistas de Portugal é uma iniciativa promovida pela IP Património e pelo Turismo de Portugal desde junho de 2022. É constituída por Municípios e/ou Comunidades Intermunicipais, que gerem Ecopistas (em funcionamento ou em execução) ou que possuem nos seus territórios canais ferroviários desativados com potencial para serem convertidos em Ecopistas. Participam igualmente, de forma regular, nestas reuniões, as Entidades Regionais de Turismo, promotores turísticos e parceiros locais.
O objetivo desta Rede e reuniões técnicas regulares, é contribuir para a valorização destes traçados enquanto trajetos de mobilidade suave, através da partilha de boas práticas e dinamização de iniciativas de captação e envolvimento de residentes, turistas e investidores.
Conheça as nossas Ecopistas aqui: