IP Consigna Empreitada de Reabilitação da Ponte Internacional de Monção Sobre o Rio Minho

Conservação e manutenção
Corporativo
Investimentos
Património
Requalificação do Património
Rodovia
  • IP Consigna Empreitada de Reabilitação da Ponte Internacional de Monção Sobre o Rio Minho

Intervenção de reparação e reforço dos pilares e travessas, reforçando dos níveis de desempenho da infraestrutura.

A Infraestruturas de Portugal procedeu à consignação, no dia 25 de agosto, a empreitada de reabilitação estrutural dos pilares e travessas da Ponte Internacional de Monção sobre o Rio Minho.

A assinatura do auto de consignação marca o início da obra de beneficiação, que envolve um investimento de cerca de 370 mil euros e tem como objetivo a reparação localizada nas travessas e Pilares da Ponte, reforçando dos níveis de desempenho da infraestrutura.

O Projeto de execução desta intervenção foi elaborado pela firma Projetista ARMANDO RITO, Engenharia. S.A., tendo o mesmo sido aprovado pela Xunta de Galícia e IP a 30 de outubro de 2020.

No âmbito da empreitada, que tem um prazo de execução de 180 dias, serão desenvolvidas, entre outras, as seguintes intervenções:

  • Limpeza com jatos de água a alta pressão de todas as superfícies expostas dos pilares e travessas;

  • Reparação localizada das zonas que apresentam sinais de corrosão das armaduras;

  • Selagem e injeção de fissuras;

  • Revestimento das superfícies expostas com um inibidor de corrosão;

  • Confinamento de todo o comprimento do fuste dos pilares e travessas dos pilares, com um sistema de tecidos armados com fibras de carbono e impregnação com uma resina epóxida modificada;

  • Pintura de todas as superfícies expostas.

No âmbito desta empreitada será também instalado um sistema de monitorização da durabilidade estrutural da Ponte.


PONTE INTERNACIONAL DE MONÇÃO SOBRE O RIO MINHO


A Ponte Internacional de Monção sobre o rio Minho, localizada na EN101, foi construída entre 1992 e 1994 e está localizada na linha fronteiriça entre Portugal e Espanha, sendo uma ponte de interesse comum para serviço rodoviário e pedonal, pelo que as decisões relativas à sua gestão e manutenção são objeto de discussão e decisão no seio de uma Comissão Técnica Mista criada para o efeito, composta por elementos de ambos os países, no caso concreto por elementos da IP e por elementos da Xunta de Galícia – Axenxia Galega de Infraestruturas.

Foi no âmbito das competências da Comissão Técnica Mista Luso-Espanhola de Pontes que a 27 de outubro de 2010, em Lisboa, que se decidiu a atribuição da conservação da Ponte Internacional sobre o rio Minho entre Monção (EN101) e Salvaterra do Minho (PO-510) a Portugal.