IP associa-se à iniciativa "Shine Green" da Associação Phelan-McDermid Portugal

Estações
Responsabilidade Social
  • Painel da IP na Ponte 25 de Abril: fotografia 1
  • Estação de Alcântara-Terra em Lisboa iluminado de verde: fotografia 2
  • Estação de Alcântara-Terra em Lisboa iluminado de verde: fotografia 3

No dia 22 de outubro, a IP juntou-se à iniciativa global "Shine Green", iluminando em tons de verde a Estação de Alcântara-Terra, em Lisboa, e o Painel IP, orientado para a Ponte 25 de Abril (sentido Norte-Sul).

Por todo mundo, monumentos, edifícios e locais emblemáticos iluminaram-se de verde, promovendo a esperança a estas e às demais crianças e adultos, que fazem parte da comunidade de mais de 7.000 doenças raras.

O Dia Internacional da Síndrome de Phelan-Mcdermid Syndrome (PMS) tem como objetivo a sensibilização da sociedade para uma doença raríssima com menos de 30 casos reportados em Portugal devido à ausência de diagnóstico, já que é estimado que 1% da População Autista possa ter origem nesta síndrome.

Os super-heróis Phelan, por vezes chamados de Autistas Sociais, já que nos conquistam pelo seu grande sorriso e meiguice, procurando a interação com os demais, enfrentam grandes desafios médicos, intelectuais e comportamentais, sendo cada individuo um caso único. Não existe ainda uma cura ou tratamento específico para esta doença rara, o que faz com que poucos adultos consigam viver de forma independente. As características mais comuns são atraso cognitivo, ausência de fala, epilepsia, baixo tônus muscular, perturbação do espectro do autismo e alta tolerância à dor, chegando algumas crianças ser acompanhadas em mais de 10 especialidades.

Enquanto Empresa socialmente responsável, promovemos a sensibilização da sociedade sobre a importância da deteção precoce desta doença, ainda tão pouco conhecida e divulgada com uma prevalência estimada de 1/15 000. Em Portugal, esta síndrome está subdiagnosticada, sendo a prevalência de 1/350 000.

Saber mais sobre a Associação Phelan-McDermid Portugal