IP assinala Dia Nacional do Azulejo com sessão de lançamento da Rota dos Azulejos

Eventos
Ferrovia
Património
  • Rota dos Azulejos | Travessia Ferroviária Norte-Sul

A Infraestruturas de Portugal e o Município de Palmela assinalam o Dia Nacional do Azulejo com a sessão de lançamento da Rota dos Azulejos – Travessia Ferroviária Norte-Sul, aberto ao público em geral.

O evento acontece no Auditório Municipal de Pinhal Novo – Rui Guerreiro pelas 15h00 no próximo dia 6 de maio. A sessão contará com a participação das/os artistas criadoras/es dos painéis azulejares daquela linha férrea.

As comemorações integram, ainda, uma visita guiada ao património azulejar do antigo edifício de passageiros da Estação de Pinhal Novo, hoje Museu – A Estação, pelas 17h00, guiada pela Doutora Teresa Rosendo. Esta iniciativa foi organizada pelo Município de Palmela e conta com o apoio da IP.


Projeto Rotas dos Azulejos



O projeto Rotas dos Azulejos é um convite à descoberta do extenso património azulejar artístico, histórico e cultural de Portugal, sob gestão da IP, patente em muitas das estações da rede ferroviária nacional e em muitas estradas.


Rota é um caminho ou percurso que implica uma viagem física ou virtual. As Rotas dos Azulejos são organizadas por temas: autoria, localização, tipologia (figurativo, padrão, outra) ou centro de produção.Em maio de 2020, a IP, com a colaboração da CP, lançou a primeira Rota da autoria de Jorge Colaço, dedicada ao trabalho do pintor para nove estações da rede ferroviária nacional e para algumas das antigas casas de cantoneiros. 


Seguiram-se, com a colaboração da CP: a Rota Linha do Minho, para conhecer o património azulejar da Linha e Ecopista do Minho, a Rota Linha do Norte, Lisboa Santa Apolónia – Carregado, que convida à descoberta do extenso património azulejar, artístico, histórico e cultural do primeiro troço da ferrovia portuguesa, a Rota Autoria - Gilberto Renda, Mestre de pintura da Fábrica Sant’Anna, com destaque na feitura de painéis de azulejo artístico.

A divulgação do património ferroviário é um dos pilares da missão da IP Património (Gestão Técnica e Património Histórico e Cultural), empresa do Grupo IP. No que respeita ao património azulejar tem sido desenvolvido um importante trabalho através da elaboração de Rotas de Autoria e de Localização.


Saber mais sobre Património Azulejar