Infraestruturas de Portugal presente no AutoClássico Porto

Cultura e Lazer
Património
  • Infraestruturas de Portugal presente no AutoClássico Porto
  • Infraestruturas de Portugal presente no AutoClássico Porto

A IP estará representada na XVIII edição do AutoClássico Porto – Salão do Automóvel e Motociclo Clássico e de Época, 
na Exponor, com a exibição de  uma caldeira e um cilindro compactador.

A IP marca presença, de 30 de outubro a 1 de novembro, durante a XVIII edição do AutoClássico Porto – Salão do Automóvel e 
Motociclo Clássico e de Época, que se realiza na Exponor. 

Este ano, a IP estará representada com a exibição de maquinaria pesada, nomeadamente uma caldeira e um cilindro compactador. 

Na atividade rodoviária eram usados cilindros de rasto liso, com possibilidade de vibração, para a compactação das misturas betuminosas convencionais que compunham o pavimento. 

Neste caso, trata-se de um cilindro a motor, movido a petróleo e gasolina (utiliza gasolina no arranque e consome 1 litro de petróleo por hora), com uma velocidade de trabalho e marcha de 2 km/hora e que pesa 1 tonelada.  Fabricado em Portugal pela marca Alberto Marinho em 1940, e adquirido nesse mesmo ano por esc. 1.400$00, era utilizado na compactação de bermas e remendagens de pavimentos. Atualmente está fora de uso, tendo sido substituído por cilindros vibradores. 

A caldeira de betume, utilizada pelos cantoneiros, de tração manual e aquecida por lenha, também foi fabricada em Portugal em 1960 pela Alberto Marinho. Tinha uma capacidade de 200 litros.

Também estarão em exposição rollups figurativos da atividade ferroviária, nomeadamente sobre a conservação do património histórico e cultural e do património azulejar. 

O AutoClássico Porto é o maior encontro ibérico de veículos clássicos e de época, e vem-se consolidando como uma das principais referências do setor no sul da Europa.

Esta nova edição deverá ter cerca de 300 expositores que ocuparão mais de 30.000 m2 repartidos por vários pavilhões e galerias anexas, dividindo-se a feira em cinco grandes áreas – exposição de automóveis e motociclos, associações, revistas e clubes, automobilia, atividades paralelas e parking de clássicos.

Para o êxito deste salão tem sido determinante a excelente resposta do público português e espanhol, que todos os anos tem acorrido em massa ao evento, a opinião favorável da imprensa especializada e ainda as importantes operações comerciais que nele se têm realizado. 

A organização é novamente da Eventos del Motor, empresa promotora de diferentes eventos de veículos clássicos na Península Ibérica, e que realiza feiras na Galiza, no País Basco, na Comunidade de Valência e na Andaluzia que, em conjunto com o certame em Portugal, formam uma importante oferta no setor.