Infraestruturas de Portugal assinala o 8º aniversário do Túnel do Marão 

Rodovia
Segurança
  • Túnel do Marão 

Obra maior da engenharia nacional, o Túnel do Marão é uma infraestrutura rodoviária moderna e segura.

Assinala-se hoje o 8º aniversário do Túnel do Marão. 

Inaugurado oficialmente no dia 7 de maio de 2016, o Túnel do Marão é, desde as 24 horas desse dia, o trajeto preferencial de todos os que acedem de e para a região de Trás-os-Montes, tendo já sido atravessado por mais de 33 milhões de viaturas. 

Desde 2016, e com exceção do período da pandemia, o tráfego no Túnel do Marão tem vindo a aumentar de ano para ano, tendo atingido em 2023 um tráfego médio diário de 13.778 veículos, o que representa um crescimento de 25% face ao registado no início da sua exploração e é revelador da importância desta infraestrutura para a mobilidade na região. 

Obra maior da engenharia nacional, o Túnel do Marão é uma infraestrutura rodoviária moderna e segura. É constituído por duas galerias gémeas, cada uma com um comprimento de 5.680 m – o que o coloca como o mais longo do país e um dos maiores da Península Ibérica – e dispõe dos mais avançados sistemas e equipamentos de segurança ativa e passiva, permitindo uma monitorização permanente com base no Centro de Controlo de Tráfego do Pragal. A manutenção, operação e assistência no local são asseguradas presencialmente 365 dias por ano por equipas ao serviço da IP. 

É com grande orgulho e sentido de missão que a Infraestruturas de Portugal assegura diariamente a operação do Túnel do Marão, garantido a sua disponibilidade ao serviço da mobilidade das populações, da dinamização da economia regional e nacional e da coesão territorial.