Festa da Caricatura na Estação de São Bento, emblema do PortoCartoon

Cultura e Lazer
Estações
Eventos
  • 1º Prémio, A Peste, Cau Gomez, Brasil
  • 2º Prémio, Tony Tasco, Bélgica
  • 3º Prémio, Luís Fernando Echeverri (Fernando Pica), Colômbia

No âmbito da 23ª edição do PortoCartoon-World Festival, nos dias 27 e 28 de novembro, entre as 15h00 e as 18h00, a Estação de São Bento acolhe mais uma Festa da Caricatura. 

Esta iniciativa conta com a presença de vários caricaturistas nacionais e internacionais, incluindo alguns dos artistas premiados na edição do PortoCartoon 2021, dedicada ao tema “Saúde”.

Quem se deslocar à estação ferroviária poderá ser caricaturado e ficar a conhecer alguns dos cartoons que fazem parte da edição deste ano. 

 


23º PortoCartoon-World Festival


Centenas de desenhos integram o 23º PortoCartoon-World Festival, que é inaugurado a 26 de novembro no Museu Nacional da Imprensa (MNI).

Em sintonia com a 3ª ODS da ONU, o tema “Saúde” mobilizou centenas de cartoonistas a refletirem sobre aquilo que preocupa todo o mundo desde 2020. 

O certame abre oficialmente com a Cerimónia de Entrega de Prémios e troféus (desenhados por Siza Vieira) e inauguração da exposição, no MNI. A mostra ficará patente na Galeria Internacional do Cartoon até final de março de 2022. 

Em lugares de destaque estarão as melhores obras designadas pelo Júri internacional. Cau Gomez, do Brasil, conquistou o Grande Prémio do 23º PortoCartoon-World Festival, com a obra intitulada “A Peste” e que constitui uma metáfora de humor negro sobre as ameaças do tempo presente.

O segundo Prémio foi atribuído a Tony Tasco, da Bélgica, e o Terceiro a Luis Fernando Echeverri (Fernando Pica), da Colômbia.

Os vencedores dos Prémios do 23º PortoCartoon marcam presença em todo o programa do festival. 
Haverá também ruas PortoCartoon (Fáfrica e Cândido dos Reis).

Na exposição patente no MNI, poderão ver-se dezenas de obras selecionadas pelo Júri Internacional, composto por Peter Nieuwendjik (presidente da FECO), Maria Milano (designer italiana), Roberto Merino (encenador chileno), Xaquín Marín (fundador do Museo de Humor de Fene, Espanha), e Luiz Humberto Marcos (diretor do Museu Nacional da Imprensa). Dada a grande quantidade de trabalhos constantes desta edição, haverá uma exposição virtual que será articulada com os desenhos expostos no Museu.

A 23ª edição do PortoCartoon recebeu mais de 2700 obras, de cerca de 500 artistas, oriundos de 64 países distintos, de todos os continentes.

Em 2020, o MNI lançou uma Galeria Virtual Anti-COVID  com quase mil trabalhos, que pode conhecer aqui.