O Lisbon Destination Hostel, localizado na Estação do Rossio e que tem recebido prémios sucessivos, classificou-se em 6º lugar no Hoscars 2017 (Hostelwordl Customer Annual Ratings) e integra, de novo, o top 10 dos melhores hostels do mundo de tamanho médio (de 76 até 150 camas).
Inaugurado no verão de 2011, o Lisbon Destination Hostel reparte-se por dois pisos e situa-se numa fração autónoma e independente com entrada pelo átrio superior da Estação do Rossio, no lado oposto às bilheteiras.
Nos Hoscars 2017 foram analisados pela plataforma Hostelworld 33 mil estabelecimentos, sendo Portugal o país com mais hostels vencedores em diferentes categorias, no total de 15 menções, seguido de Espanha (10), EUA (9), Austrália e Itália (8 cada).
A singularidade e/ou centralidade da localização dos espaços ferroviários tem suscitado nos últimos anos o interesse de entidades, públicas e privadas, ligadas ao alojamento turístico, como o comprova a criação de diversas unidades:
- Estalagem Rainha D. Leonor, Estação de Cabeço de Vide, inaugurada em 2006;
- Hotel Basic Braga by Axis, junto à nova Estação de Braga, em 2011;
- Lisbon Destination Hostel, Estação do Rossio, em 2011;
- Sunset Destination Hostel, no primeiro piso da Estação do Cais do Sodré, em 2012;
- Pousada da Juventude, Estação de Celorico de Basto, em 2013;
- Train Spot Guesthouse, no antigo restaurante da Estação de Marvão-Beirã, em 2015;
- Pensão Destino, no antigo Edifício de Passageiros da Estação de Castelo de Vide, em 2015.
Em breve será inaugurado na Estação de Porto–São Bento o inStation – Hostel & Student Residence, com uma capacidade total de uma centena de camas.