Ecopistas com nova Logomarca no 20.º Aniversário

Cultura e Lazer
Ecopistas
Património
  • Ecopistas - nova logomarca

O ano de 2021 marcou o 20.º aniversário da marca nacional e europeia “ECOPISTAS”, Certificado EUIPO, European Union Intellectual Property Office. A IP comemorou a ocasião com o novo logotipo identificador desta distintiva marca, com design desenvolvido internamente, que agora se apresenta, após conclusão do processo de renovação do registo da marca Ecopistas.

Em 2001 deu-se início ao Plano Nacional de Ecopistas (PNE), que possibilitou a reutilização dos corredores do património ferroviário desativado e a adaptação dos troços de plataforma de via com a criação de rotas de passeio não motorizado nos troços mais aptos àquela função. 

Esta é hoje uma prática comum em diversos países, reconhecida na Resolução do Parlamento Europeu, de 25 de março de 2021, sobre a definição de uma estratégia da União Europeia sobre turismo sustentável (2020/2038 (INI)), que inclui uma recomendação para a transformação de linhas ferroviárias abandonadas em Vias Verdes, designadas Ecopistas em Portugal.

Como todas as redes cicláveis existentes, as Ecopistas são já um importante contributo para a descarbonização da mobilidade e oferecem opções de deslocação mais sustentáveis como a utilização da bicicleta.

O PNE tem hoje 14 Ecopistas que representam 350,514 km de plataforma de via em utilização, resultantes da celebração de contratos de subconcessão com diversos Municípios ou Comunidades Intermunicipais. Em fase de projeto e/ou obra, estão neste momento 239,764 km o que elevará, a médio prazo, para 590.278 km as Ecopistas disponíveis, o que corresponde a mais de metade da rede de antigos canais ferroviários desativados passíveis de serem reconvertidos nesta nova funcionalidade.

No plano institucional, a IP faz parte da Rede de Pontos Focais da “Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030” (ENMAC), conforme a Resolução do Conselho de Ministros n.º 131/2019, em conjunto com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, que supervisiona, a Direção-Geral da Educação, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses. Esta Rede visa a dinamização e acompanhamento da execução das 51 medidas apresentadas, que se encontram organizadas em seis dimensões estratégicas. 

A IP é também membro da Associação Europeia de Vias Verdes, mantendo contactos regulares e partilha de conhecimento com os seus membros, e parceira do Projeto EuroVelo Portugal que integra uma rede de 17 rotas cicláveis de longa distância em todo o continente europeu, que totaliza mais de 90.000 km de itinerários de bicicleta.