Concurso para a Eletrificação da Linha do Algarve

Ferrovia
Investimentos

A Infraestruturas de Portugal publicou, a 6 de agosto, o Concurso Público para a empreitada de Eletrificação do troço Tunes/Lagos, da Linha do Algarve.

Com um investimento estimado em 30 milhões para a eletrificação de um troço com 45 km de extensão (no sistema 25 kV/50Hz), a empreitada incluirá, entre outros, a execução dos seguintes trabalhos:

  • rebaixamento da via-férrea numa extensão de aproximadamente 400 m para permitir o gabarit de eletrificação sob Passagens Superiores (PS) existentes ao km 337,690, com todos os trabalhos consequentes de tratamento da plataforma, de drenagem e taludes;

  • intervenção nas pontes metálicas de Portimão e Vale da Lama existentes, para instalação de catenária;

  • pintura da ponte de Vale da Lama;

  • construção de uma nova infraestrutura de suporte aos sistemas de Sinalização e Telecomunicações;

  • intervenção em taludes instáveis ou com falta de espaço nos passeios de via, para permitir a colocação de maciços de catenária;

  • demolição, reabilitação ou execução de nova drenagem longitudinal e transversal, nomeadamente nas zonas de rebaixamento da via-férrea e em zonas onde se verificou a insuficiência da drenagem existente, assegurando a compatibilização com caminho de cabos e maciços de catenária;

  • intervenções nos edifícios das estações e apeadeiros, nomeadamente, as necessárias e decorrentes da instalação da infraestrutura fixa de tração elétrica, como por exemplo, a ligação à terra dos elementos metálicos, a adaptação e construção de salas de telecomunicações;

  • requalificação em Passagem de Peões da Passagem de Nível (PN) ao km 313,914, através da construção da PS rodoviária ao km 314,254;

  • supressão da PN ao km 324,964, através da construção da PS rodoviária ao km 324,964;

  • requalificação em Passagem de Peões da PN ao km 330,572, através da construção da PS rodoviária ao km 330,009;

  • Este Concurso Público é o segundo a ser lançado para esta empreitada, tendo o primeiro Concurso sido anulado, uma vez que todos os concorrentes apresentaram propostas com valores superiores ao preço base.


ELETRIFICAÇÃO DA LINHA DO ALGARVE


O projeto de eletrificação da Linha do Algarve, que está a ser desenvolvido pela IP, está integrado no Programa de investimentos designado por “Corredores complementares”, que tem como objetivo a eletrificação dos seguintes troços da nossa rede ferroviária:

  • Linha do Douro: Troço Caíde/Régua;

  • Linha do Oeste: Troço Meleças/Caldas da Rainha;

  • Linha do Algarve: Troços Tunes/Lagos e Faro/Vila Real de Santo António.

A eletrificação da Linha do Algarve, será executada em duas empreitadas. A primeira, correspondendo à eletrificação do troço entre Faro/Vila Real de Santo António com a assinatura do contrato a 27 de julho/2021.

A segunda foi agora lançada, correspondendo à eletrificação do troço entre Tunes/Lagos.

A eletrificação da Linha do Algarve compreende um investimento global de 70 milhões de euros, comparticipado pela UE, que engloba o desenvolvimento de Estudos e Projetos, a execução de duas empreitadas de eletrificação, a construção de uma subestação de tração elétrica em Olhão, ampliação da subestação de tração elétrica de Tunes, a execução de uma empreitada no Troço Faro/Vila Real de Santo António de “Conceção/Execução para remodelação do sistema de energia das salas técnicas e reformulação de passagens de nível”, a execução de uma empreitada no Troço Tunes/Lagos de “Conceção/Execução para remodelação do sistema de energia das salas técnicas e reformulação de passagens de nível” e uma empreitada de trabalhos associados aos sistemas de telecomunicações ferroviárias.

O projeto de eletrificação da Linha do Algarve entre Faro/Vila Real de Santo António e Tunes/Lagos tem como principais objetivos:

  • assegurar que todo o trajeto na Linha do Algarve possa ser realizado com recurso a material circulante elétrico, resultando daí vantagens ambientais e de melhoria da qualidade do material circulante;

  • melhorar a mobilidade no arco metropolitano do Algarve;

  • potenciar o sistema ferroviário com condições de operação, que sejam independentes do consumo de combustíveis fósseis.

A presente ação integrará a candidatura a submeter no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Algarve - Eletrificação”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.