Banco Alimentar – continue a alimentar esta ideia

Responsabilidade Social

Entre 21 e 31 de maio decorre a Campanha de Recolha de Alimentos, a nível nacional, promovida pelo Banco Alimentar

Este ano, sob o mote “Ajude a preencher este vazio”, a Campanha pretende sensibilizar os portugueses para ajudarem a preencher o vazio das muitas famílias que são afetadas por um cenário de carência alimentar todos os dias, uma situação agora agravada, reforçando a importância do contributo e envolvimento de cada um.

A Infraestruturas de Portugal apoia permanentemente o Banco Alimentar Contra a Fome, através da cedência das suas instalações em Lisboa, Caldas da Rainha, Évora e Covilhã.

Mesmo na impossibilidade de haver voluntários nos supermercados a realizar a tradicional campanha de recolha de alimentos, juntos podemos contribuir através da Ajuda Vale nas caixas dos supermercados e/ou do portal de doação online alimentestaideia.pt.

A modalidade Ajuda Vale, já utilizada em campanhas anteriores, propõe a contribuição através de vales de produtos que estão disponíveis até 31 de maio nas caixas dos supermercados (cada vale tem um código de barras específico associado aos produtos que cada pessoa queira doar ao Banco Alimentar).

Em 2019, os 21 Bancos Alimentares em atividade em Portugal distribuíram 23.382 toneladas de alimentos (com o valor estimado de 31,7 milhões de euros), num movimento médio de 93,5 toneladas por dia útil. Prestando assistência a 2.400 instituições, os bens alimentares foram entregues a cerca de 380 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas (dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome).

Contribuindo com a nossa disponibilidade, estaremos a fazer muito por quem pouco tem. "Ajude a preencher este vazio".

​​​​​​​