100 anos da Ligação Ferroviária Portimão - Lagos

Cultura e Lazer
Eventos
Ferrovia
Património
  • 100 anos| Ligação Ferroviária Portimão - Lagos
  • Cartaz Exposição Questão Repetida

Um marco na história do caminho-de-ferro em Portugal e um símbolo de evolução e modernidade da região sul do país, que encurtou distâncias, uniu comunidades, contribuiu para o desenvolvimento económico e alterou radicalmente o quotidiano da população algarvia.

A 30 de julho de 2022 celebram-se os 100 anos da chegada do comboio a Lagos (entrada em funcionamento da Ponte de Portimão e inauguração da ligação ferroviária Portimão - Lagos): um marco na história do caminho-de-ferro em Portugal e um símbolo de evolução e modernidade da região sul do país, que encurtou distâncias, uniu comunidades, contribuiu para o desenvolvimento económico e alterou radicalmente o quotidiano da população algarvia.

A Câmara Municipal de Lagos promove um programa comemorativo, contando com a colaboração da IP, que se inicia a 29 de julho, no Centro Cultural de Lagos, com o colóquio “100 Anos da Chegada do Comboio a Lagos - passado, presente e futuro”, no qual participam oradores do domínio da investigação histórica, da mobilidade e transportes e das entidades do setor. A IP estará representada no evento pelo vice-presidente do Conselho de Administração, Carlos Fernandes.

O primeiro comboio chegou a Lagos a 30 de julho de 1922. No mesmo dia, mas 100 anos depois, a Estação Ferroviária de Lagos será durante a manhã o palco para a receção à chegada da viagem de comboio comemorativa, com animação musical da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio e do Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere. Haverá, ainda, a inauguração de uma escultura da autoria de João Duarte, instalada na rotunda viária situada entre a antiga e a nova Estação Ferroviária de Lagos - a marcar a paisagem urbana da cidade. À tarde as comemorações serão no Centro Cultural de Lagos, com a cerimónia de assinatura do Protocolo de Gestão Partilhada do Núcleo Museológico de Lagos do Museu Nacional Ferroviário, a apresentação de edições comemorativas da efeméride (medalha e peças filatélicas), e o encerramento com a inauguração da exposição foto-documental “Lagos, a última paragem”, que ficará patente até ao final do ano.

Em simultâneo, de 27 a 31 de julho, será exibida em Lagos uma mostra de doces pelas doceiras da região na 33ª Feira Concurso Arte Doce, e a exposição de duas criações artísticas de arte urbana (fotografia), desenvolvidas pela associação cultural “Questão Repetida”, que podem ser apreciadas em espaços públicos da cidade. 

Os CTT – Correios de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Lagos, assinalam o dia 30 de julho, através do lançamento de um Inteiro Postal da República e da emissão de um selo personalizado, alusivo à efeméride. A imagem escolhida é uma fotografia tirada na Estação Ferroviária de Lagos, do embarque do Contingente Expedicionário de Infantaria 4 (Regimento de Lagos) para a primeira etapa da viagem rumo aos Açores outubro de 1941. 

Ainda no âmbito do centenário da Ponte Ferroviária de Portimão, a Câmara Municipal de Portimão irá inaugurar no Museu da cidade, também no dia 30 de julho às 16h00, a exposição “100 anos – Ponte Ferroviária de Portimão” composta por fotografias da construção da ponte ferroviária, da Estação de Caminho-de-Ferro e da inauguração do Ramal de Portimão e Lagos. Será, igualmente, lançado pelos CTT o selo Inteiro Postal comemorativo, constituído por uma composição gráfica com elementos do passado que enaltece a história desta via de acesso, ao longo das últimas 10 décadas. 

 


Modernização da Linha do Algarve


A modernização, em curso, da Linha do Algarve permitirá a oferta de um serviço de transporte ferroviário com vantagens de mobilidade e ambientais incontornáveis. O conforto, a qualidade do serviço, a fiabilidade e a segurança nas ligações são uma prioridade.

Do ponto de vista da atividade económica, a conclusão da obra de eletrificação vai potenciar o setor do turismo, a principal atividade económica da região, através do reforço da mobilidade entre as principais cidades algarvias e das ligações de longo curso a Lisboa e ao Norte do país, permitindo a redução do tempo de percurso entre Lagos e Vila Real de Sto. António em cerca de 25 minutos.

A região do Algarve, com um excelente clima, cativa visitantes pela beleza das praias, pelo turismo de lazer e pela diversidade natural.

A História somos nós que a fazemos, transportando vida, e o caminho-de-ferro, que todos nós ajudamos a construir, continuará a sua longa viagem.