Inauguração do caminho-de-ferro em Portugal. Troço da Linha do Leste, de Lisboa (Cais dos Soldados, hoje Santa Apolónia) ao Carregado, num percurso de 38 quilómetros.

Abertura à exploração dos troços entre o Barreiro e Vendas Novas, na Linha do Sul e do troço entre Pinhal Novo e Setúbal, na Linha do Sado.
Primeira ligação ferroviária transfronteiriça entre Elvas e Badajoz.
Abertura à exploração da linha de Lisboa à fronteira. Conclusão da Linha do Leste.
Inauguração do edifício de passageiros da Estação Ferroviária de Lisboa-Santa Apolónia. Servia as linhas do Leste e do Norte.

Inauguração da Linha de Sintra
Abertura à exploração do troço entre Campanhã e Nine (Linha do Minho) e do Ramal de Braga.
Entrada ao serviço da Ponte Maria Pia, possibilitando a ligação ferroviária entre o norte e o sul do País.

Inauguração da Ponte Eiffel, em Viana do Castelo.

Abertura à exploração do Ramal de Cáceres
Inauguração oficial da Linha da Beira Alta, entre Figueira da Foz e Vilar Formoso.
Inauguração da Ponte Internacional Valença/Tui e abertura à exploração do Ramal entre Valença e a fronteira
Inauguração da Estação Ferroviária de Alcântara-Terra. Abertura à exploração do troço entre Alcântara-Terra e Cacém, na Linha do Oeste, e do Ramal de Sintra (Cacém a Sintra)

Abertura à exploração do serviço direto de caminho-de-ferro do Porto a Salamanca por Barca de Alva
Abertura à exploração do troço entre Benfica, Sete Rios, Chelas e Xabregas, na linha urbana de Lisboa
Abertura à exploração do troço entre Leiria e Figueira da Foz. Conclusão da Linha do Oeste
Inauguração do túnel do Rossio a Campolide. O túnel tem uma extensão de 2613 metros.

Inauguração da Estação Ferroviária de Lisboa-Rossio, à data Estação Central. Autoria do arquiteto José Luis Monteiro.

Inauguração do Ramal de Viseu (Ex Linha do Dão), que ligava as estações de Santa Comba Dão e Viseu. Foi encerrado em 1989 e convertido numa Ecopista.
Abertura à exploração do Ramal de Leixões
Abertura à exploração do troço entre Covilhã e Guarda. Conclusão da Linha da Beira Baixa.
Abertura à exploração do troço entre Cais do Sodré e Alcântara-Mar. Conclusão da Linha de Cascais.

Chegada do comboio ao centro do Porto (São Bento). A estação contava com um edifício de passageiros provisório. A ligação a Campanhã, à data Estação do Pinheiro, foi possível graças à abertura de três túneis: Quinta da China, Monte do Seminário e Fontaínhas.
Abertura à exploração da linha férrea de Setil a Vendas Novas
Abertura à exploração do troço entre Tavira e Vila Real de Santo António. Conclusão da Linha do Sul.
Abertura à exploração do troço entre Régua e Vila Real, na Linha do Corgo.
Abertura à exploração do troço entre Coimbra e Lousã. O troço de 6 quilómetros Lousã-Serpins só seria inaugurado em 10 de agosto de 1930, concluindo o Ramal da Lousã.
Inauguração da totalidade da Linha do Vouga
Conclusão dos trabalhos de ornamentação do vestíbulo central da Estação de Porto – São Bento, com azulejos artísticos da autoria de Jorge Colaço.

Inauguração do edifício de passageiros da Estação de Porto-São Bento. Autoria do arquiteto José Marques da Silva.

1ª viagem presidencial de comboio: o Presidente da República Bernardino Machado parte da estação do Rossio para uma viagem internacional que durou 18 dias.
Conclusão da Linha do Algarve com a chegada a Lagos da linha férrea
Inauguração da tração elétrica na Linha de Cascais.
Inauguração da Estação do Cais do Sodré. Autoria do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro. No início do século XXI a estação foi ampliada e construídos novos cais de embarque. O projeto de arquitetura de Nuno Teotónio Pereira e Pedro Botelho contemplou a ligação à estação fluvial e do metropolitano.

Abertura à exploração do Ramal de Tomar.
Inauguração da nova Estação de Lisboa - Terreiro do Paço, projeto do arquiteto Cottinelli Telmo.
Abertura à exploração do troço entre Santiago do Cacém e Sines. Conclusão da Linha de Sines.
Inauguração da tração elétrica da Linha de Sintra e do troço entre Lisboa e o Carregado, por ocasião do Centenário do Caminho-de-ferro.

Inauguração da eletrificação da linha entre Lisboa e Porto.
Publicação do Decreto-Lei nº 205-B/175 que nacionaliza a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses.
Extinção da Sociedade Estoril e transição da Linha de Cascais para a CP.
Inauguração da nova travessia ferroviária do Douro pela Ponte de S. João.

Entrada ao serviço do Sistema de Controlo Automático de Velocidade de Comboios (CONVEL) nas linhas de Sintra e de Cintura.

Criação da Rede Ferroviária Nacional, REFER EP, que assume a gestão, exploração e conservação das infraestruturas ferroviárias, e se separa do operador CP.
Inauguração da Gare do Oriente, em Lisboa, da autoria do arquiteto Santiago Calatrava.

Inauguração da travessia ferroviária pela Ponte 25 de Abril e entrada ao serviço do Eixo Ferroviário Norte-Sul, entre as Estações de Entrecampos e do Fogueteiro. Início do serviço do novo operador ferroviário Fertagus.

Conclusão da quadruplicação da via entre Benfica e Amadora, na Linha de Sintra.

Conclusão da ligação em tração elétrica entre os quatro principais portos do país (Sines, Setúbal, Lisboa e Leixões).
Viagem inaugural da ligação ferroviária direta entre Braga e Faro.
Entrada ao serviço da Fertagus em seis novas estações do Eixo Ferroviário Norte-Sul (Coina, Penalva, Pinhal Novo, Venda do Alcaide, Palmela e Setúbal).

Inauguração da Ecopista do Minho entre Valença e Monção, primeiro projeto de requalificação de vias férreas desativadas.

Reabertura do Túnel do Rossio após obras de reforço e de reabilitação. Reabertura do edifício da Estação do Rossio e do Largo Duque do Cadaval após obras de remodelação.

Inauguração da eletrificação Barreiro – Pinhal Novo.
Inauguração do Ramal Ferroviário do Porto de Aveiro.
Abertura à exploração da Variante da Trofa (São Romão-Lousado).
Abertura à exploração da Variante de Alcácer (Linha do Sul).

Conclusão da quadruplicação da via entre Monte Abraão e Cacém (Linha de Sintra).

Criação da Infraestruturas de Portugal (IP) - extinção e incorporação por fusão da Estradas de Portugal na REFER - Rede Ferroviária Nacional.