Faturação

Receção de faturas durante o Estado de Emergência

Considerando o Estado de Emergência que atravessamos e o Plano de Contingência do Grupo IP, é essencial assegurar o processamento da faturação ao Grupo IP.

Assim, como medida cautelar e temporária, solicita-se a todos os fornecedores que o envio da faturação seja efetuado em formato digital de acordo com os seguintes requisitos:

  • O envio deverá ser efetuado para o mail 1fornecedores@infraestruturasdeportugal.pt 
  • Enviar apenas um ficheiro PDF por fatura (que incluirá os anexos, se aplicável) e uma fatura por email. Sempre que possível, a fatura em PDF deverá conter assinatura certificada;
  • Em “Assunto” deverá constar o Número de Identificação Fiscal (PTXXXXXXX) e a designação do fornecedor; 
  • O envio da fatura em PDF dispensa o seu envio em papel.

Relembra-se que em todas as faturas ou documentos equivalentes deverá constar o nosso número de encomenda SAP. Os documentos que omitirem esta informação serão objeto de devolução.

O presente procedimento vigorará até 31 de março de 2021, em conformidade com o Despacho n.º 437/2020 –XXII – SEAF de 9/11/2020

Faturação eletrónica

O Grupo IP tem já implementado sistema de faturação eletrónica estando capacitado a receber este tipo de faturas por parte dos seus fornecedores. De acordo com o Decreto-Lei 14-A 2020, a faturação eletrónica (ficheiro PDF+ ficheiro XML) deverá ser implementada até 31 de dezembro de 2020.

A implementação da faturação eletrónica conduz a uma maior eficiência no processamento das faturas contribuindo para a redução dos prazos de pagamento a fornecedores, razão pela qual preconizamos a sua adesão.

Para mais esclarecimentos e/ou início de testes envie um email para: duvidasfaturacaoeletronica@infraestruturasdeportugal.pt