Resultados anuais da IP Engenharia

2021-04-23

A IP Engenharia apresentou o Relatório e Contas 2020, que inclui o Relatório de Gestão, as Demonstrações Financeiras e respetivas Notas, e o Relatório de Governo Societário. 

Num ano de 2020 que fica marcado pela pandemia de COVID-19, a atividade da IP Engenharia conduziu a um Resultado Operacional positivo de 496 mil euros e um Resultado Líquido positivo de 387 mil euros, tendo-se cumprido o objetivo da manutenção do equilíbrio operacional da Empresa. 

No exercício de 2020 destaca-se a manutenção de uma “performance” operacional positiva, o que reflete a orientação estratégica do Grupo IP de afetação dos recursos da IP Engenharia às necessidades do Plano de Intervenções na Rede da IP, e em concreto do seu Programa de Investimentos Ferrovia 2020, ou seja, à prestação de serviços intra-grupo. 

Como nota dominante, merece destaque o alcance de uma taxa de ocupação global da equipa produtiva nas atividades de projeto/revisão de projeto e assessoria / fiscalização de obras, em linha com as metas estabelecidas, a par de um continuado cumprimento dos prazos acordados com o acionista IP. 

No ano de 2020 foi concretizada a implementação das normas de Gestão de Ativos e Gestão Ambiental, pelo que a empresa passou a ser detentora das certificações nos Sistemas de Gestão de Ativos e de Gestão Ambiental - normas NP ISO 55001:2016 e NP EN ISO 14001:2015, que se juntam à certificação no Sistema de Gestão da Qualidade – norma NP EN ISO 9001:2015. 

Referência, por último, para o a reorganização da estrutura da IP Engenharia ocorrida em junho de 2020. Esta reorganização teve por base uma conjuntura em que se tornou crítica a evolução progressiva da IP Engenharia para uma empresa de engenharia especializada em Projeto, com padrões de funcionamento equiparados aos de outras congéneres, constituindo uma reserva de “know-how” diferenciado estratégica para o Grupo.