Requalificação da Estação das Mercês na Linha de Sintra

2020-10-01

Foi consignada a empreitada de reabilitação da Estação das Mercês na Linha de Sintra. Decorrente dos trabalhos será necessário alterar os locais de paragem dos comboios e respetivos acessos, que estarão devidamente sinalizados.

A intervenção, com um investimento aproximado de 380 mil euros e conclusão prevista para janeiro de 2021, prevê a realização de pintura anticorrosiva na estrutura metálica da cobertura das plataformas, substituição de elementos do sistema de drenagem de águas pluviais da cobertura, trabalhos de impermeabilização, pintura, colocação de faixa de segurança nas plataformas e substituição de mobiliário urbano e iluminação.

De referir que recentemente a Infraestruturas de Portugal (IP) concluiu uma intervenção de âmbito semelhante na Estação de Monte Abraão, também na Linha de Sintra, com um investimento de cerca de 100 mil euros.

As estações ferroviárias, e em particular as que servem as zonas urbanas, tornaram-se cada vez mais espaços abertos que incorporam um conjunto de serviços e de equipamentos ao dispor dos passageiros. Questões como a acessibilidade, funcionalidade, conforto e segurança são determinantes, implicando o ajustamento e adequação dos espaços a esta nova realidade. 

Neste sentido a IP tem planeadas mais intervenções de requalificação em diferentes estações da área urbana e suburbana de Lisboa, tais como, Sete Rios, Entrecampos, Campolide e Algueirão-Mem Martins.