Projeto de arte urbana na Estação de Entrecampos

Foi apresentado, no dia 4 de julho, um novo projeto de arte urbana apoiado pela REFER Património e desenvolvido pelas artistas Ângela Menezes [pintura] e Paula Barbosa [fotografia].

Pintado entre maio e junho, na Estação de Entrecampos [saída poente], o mural de 38 metros foi sendo construído diariamente à medida que as 111 personagens reais foram surgindo. Nele se encontram retratados passageiros, moradores do bairro do Rego, pessoal ferroviário ao serviço na estação, seguranças e lojistas.

Durante quatro semanas, as artistas fotografaram e entrevistaram as pessoas que passavam pelo túnel de acesso à estação e representaram?nas nas paredes dessa mesma passagem.

Os voluntários foram ainda convidados a participar com frases que ilustram a sua vida quotidiana e a sua identidade e que completam o inspirador resultado final.

Reforçando a sua aposta na requalificação, valorização e dinamização dos espaços públicos sob sua gestão, com este projeto a REFER reabilita um espaço regularmente vandalizado, devolvendo-o, literalmente, aos utilizadores.

Página do projeto

[[{"fid":"588","view_mode":"wysiwyg","fields":{"format":"wysiwyg","field_text_file_title[und][0][value]":"foto1","filename_field[pt-pt][0][value]":"foto1","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"foto1","field_file_image_title_text[und][0][value]":"foto1"},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"alt":"foto1","title":"foto1","class":"colorbox media-element file-wysiwyg"}}]]

[[{"fid":"589","view_mode":"wysiwyg","fields":{"format":"wysiwyg","field_text_file_title[und][0][value]":"foto2","filename_field[pt-pt][0][value]":"foto2","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"foto2","field_file_image_title_text[und][0][value]":"foto2"},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"alt":"foto2","title":"foto2","class":"colorbox media-element file-wysiwyg"}}]]