Mês Europeu da Diversidade

2021-04-30

A 4 de maio, a Comissão Europeia promove a sessão de lançamento do Mês Europeu da Diversidade.

Esta iniciativa pretende sensibilizar a sociedade em toda a União Europeia para a importância da Diversidade e Inclusão no local de trabalho, celebrando os esforços das organizações na promoção da diversidade nas equipas na criação de ambientes de trabalho inclusivos.

A sessão, com início às 09h00, conta com a participação de Helena Dalli, Comissária Europeia responsável pela Igualdade, e Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, entre outros convidados. 

Consulte o Programa e inscreva-se AQUI

A IP enquanto signatária da Carta Portuguesa para a Diversidade - Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, associa-se à celebração do Mês Europeu da Diversidade, assumindo o compromisso de respeitar, valorizar e otimizar todo o potencial da diversidade das pessoas que consigo colaboram e de futuros colaboradores/as, seguindo as recomendações e esforços da Comissão Europeia. 

As iniciativas europeias têm ajudado a conseguir igualdade e têm permitido que milhões de pessoas realizem todo o seu potencial. No entanto, a realidade ainda apresenta que mais de um em cada dois europeus (59 %) consideram que a discriminação devido à origem étnica é um fenómeno generalizado, e uma em cada três pessoas de ascendência africana afirma ter sido vítima de assédio racista nos últimos cinco anos. 

Assim, compete-nos a todos/as promover de forma contínua a diversidade e criar ambientes equitativos e inclusivos, especialmente durante a pandemia da Covid-19, quando a diversidade e a inclusão estão em risco. 

 

 

Cartas da Diversidade

Desde 2004, foram criadas na Europa 26 cartas da diversidade, que prestam apoio e promovem melhores práticas de gestão da diversidade junto de milhares de grandes empresas multinacionais, PME, organismos públicos e organizações sem fins lucrativos. A Plataforma Europeia das Cartas da Diversidade abrange atualmente 26 Cartas Nacionais da Diversidade, representando mais de 12 000 organizações signatárias e mais de 16 milhões de trabalhadores/as.

Em Portugal, a 31 de março de 2016, várias organizações assinaram a Carta Portuguesa para a Diversidade, entre as quais a IP, numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, no Palácio da Ajuda.

“Todos juntos vamos defender a diversidade e agir nesse sentido. Vamos mostrar o nosso empenho na igualdade e, em maio de 2021, celebremos em conjunto o Mês Europeu da Diversidade. Com locais de trabalho mais diversificados, criaremos uma Europa mais justa e equitativa para todos.”, Helena Dalli, Comissária Europeia responsável pela Igualdade