Infraestruturas de Portugal nos "Encontros com o Património"

2021-02-12

“Comboios e ferrovias” é o tema da próxima emissão dos “Encontros com o Património”, um projeto da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) em parceria com a rádio TSF, e que vai para o ar no domingo, 14 de fevereiro, às 10h00, com repetição no dia seguinte, segunda feira, depois das 23h00. O programa conta com a participação de Paula Azevedo (IP Património), Ana Sousa (CP), Jorge Custódio (historiador) e Fernando Pedreira (APAC – Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro).

“Os comboios e o extenso universo de património que lhe está associado sempre tiveram um raro poder de atração e fascínio sobre as pessoas. Marcando e acompanhando, desde o início da sua história em Portugal, o desenvolvimento económico, social e cultural da nossa sociedade, este património marca e estrutura paisagens urbanas e territórios. A história das ferrovias, o seu conhecimento e a sua investigação, o associativismo em torno do mundo dos comboios, o património das estações, das composições, dos equipamentos e dos mecanismos, os seus inventários, as suas peças de eleição serão, entre outros, temas de conversa no próximo programa”, lê-se no website da DGPC.

“Encontros com o Património” foi agraciado em 2014 com o prémio do Património Cultural da União Europeia/Prémios Europa Nostra, na categoria Educação, formação e sensibilização, sendo considerado um exemplo a replicar noutros Estados Membros. Ganhou em 2010 o prémio Autores (SPA) para o Melhor Programa de Rádio e duas Menções Honrosas, no âmbito do Prémio Nacional de Ambiente Fernando Pereira 2009/2010 e outra pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), na categoria de melhor trabalho jornalístico, esta última de novo entregue pela APOM em 2012. 

“A primeira série de Encontros com o Património teve início a 10 de novembro de 2007, tendo até hoje sido emitidos cerca de 890 programas com a participação de cerca de 1800 convidados, abordando-se temas tão diversos como exposições, rotas patrimoniais, barragens, castelos, palácios, quintas de recreio, vilas, museus, pontes históricas, conventos, faróis de costa, minas, património arqueológico, igrejas, centros históricos, património mundial, arquitetura, paisagens classificadas ou cafés, entre muitos outros; temas que retratam quer a diversidade do património existente no continente, como nas ilhas dos Açores e da Madeira, quer a plural herança que os portugueses legaram no mundo, procurando sempre trazer a atualidade e a diversidade através do cruzamento de olhares especialistas.”

 

 

Ver também: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/agenda/programa-de-radio/encontros-com-o-patrimonio-14-serie/

E https://www.tsf.pt/programa/encontros-com-o-patrimonio.html