Finalizados os trabalhos na Ponte da Ermida

2020-12-29

Foi finalizada, no passado dia 19 de dezembro, a empreitada para a reposição dos aparelhos de apoio dos encontros e as juntas de dilatação da Ponte da Ermida, sobre o Rio Douro, localizada ao quilómetro 2,300 da EN321-2. Esta infraestrutura está situada nos distritos do Porto e Viseu, nos concelhos de Baião e Resende    
 
A obra, com um investimento de cerca de 90 mil euros e um prazo de execução de três meses, permite dotar a ponte com as condições de funcionamento desejáveis.
 
Os trabalhos de substituição foram precedidos de uma inspeção aos aparelhos existentes, definindo a geometria dos mesmos e das suas fixações, confirmando os gabarits verticais existentes, e identificando o tipo de aparelhos utilizados. Para a sua substituição foi necessário proceder-se ao levantamento do tabuleiro nos encontros em 10mm.
 
Foram ainda instaladas novas juntas de dilatação entre os encontros e o tabuleiro, bem como nos dois blocos que formam cada encontro, substituindo as existentes, abrangendo a largura total da nova plataforma.
 
A Ponte é composta por três vãos, com pilares posicionados na proximidade de cada margem e com encontros encaixados nas vertentes. Apresenta uma extensão total de 381 metros e uma altura máxima de aproximadamente 80 metros. O tabuleiro, construído por avanços sucessivos em consola, é em betão armado pré-esforçado, com secção em caixão unicelular e encontra-se apoiado monoliticamente nos pilares e através de aparelhos de apoio nos encontros. 
 
Na transição do tabuleiro para os encontros estão colocadas juntas de dilatação para acomodar os deslocamentos esperados na fase de serviço da obra.