Estação Ferroviária de Mirandela - Reabilitado o antigo Depósito de Água

2021-01-04

A recuperação do Depósito de Água da Estação de Mirandela agora concluída marcou o arranque da primeira fase da reabilitação da estrutura verde no vale da Azenha, entre o Parque do Império e a Reginorde, uma obra realizada pela edilidade e inserida no Plano de Ação e Reabilitação Urbana do quadro comunitário Norte 2020.

Após abertura de propostas do concurso público cujo prazo terminou a 31 de dezembro, seguir-se-á a recuperação da estação ferroviária que se prevê ocorra durante o ano de 2021.

Este processo decorre do contrato de comodato assinado entre a IP e a Câmara Municipal de Mirandela em setembro de 2019, segundo o qual aquela estação ferroviária da Linha do Tua e terrenos adjacentes passaram para a alçada da autarquia, que ficou obrigada a efetuar obras de requalificação no prazo máximo de três anos.

A emblemática estação, construída em 1887, foi uma referência regional no transporte de mercadorias e passageiros. De acordo com a edilidade, o Edifício de Passageiros, de elevado valor histórico e simbólico e situado no centro da cidade, será transformado num espaço de artes e cultura no piso superior, enquanto o piso térreo servirá de apoio à mobilidade na antiga Linha do Tua.

 

 Depósito de Água da Estação de Mirandela - antes e após a Recuperação

 

 

 

Estação ferroviária de Mirandela, na Linha do Tua