Empreitada de reabilitação de via na Linha de Cascais

2021-04-01

Estão em curso os trabalhos associados à empreitada de renovação integral de via em três troços da Linha de Cascais:

  • Algés - km 7,400 ao 8,109;
  • Paço de Arcos – km 12,800 ao 14,040;
  • Santo Amaro – km 15,214 ao 15,790.

Com um investimento total de cerca de 3,1 milhões de euros, e com um prazo de execução de 240 dias de calendário, a obra entre as estações de Algés e Santo Amaro visa a substituição integral de travessas, carril e fixações nos referidos troços.

Esta intervenção decorre da necessidade de renovar todos os elementos constituintes da superestrutura de via, ficando desde já assegurada a sua integração com o futuro projeto de Modernização da Linha de Cascais.

No sentido de minorar os impactos na circulação ferroviária, a empreitada será desenvolvida integralmente em período noturno, situação que – não obstante as medidas mitigadoras adotadas – poderá, pontualmente, causar alguns incómodos.

Este investimento enquadra-se no âmbito das ações de conservação das diferentes infraestruturas desta importante linha ferroviária suburbana de Lisboa, e dará um contributo relevante para a qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura ferroviária e consequentemente para o conforto e comodidade dos passageiros, com impactos diretos ao nível da redução do ruído.

A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada será assegurada por meios internos da Infraestruturas de Portugal.