Dia Internacional dos Monumentos e Sítios |18 de abril

2021-04-18

“Passados Complexos: Futuros Diversos” foi o lema escolhido pela Direção Geral do Património Cultural para assinalar este ano o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS).

Mais uma vez, a IP associa-se à iniciativa com uma proposta conjunta da IP Património e da CP - Comboios de Portugal, tendo contado com a colaboração do Projeto Andarilho. 

A exemplo do ano passado, esta comemoração decorre em circunstâncias diferentes das habituais, desta vez sem visitas guiadas in loco mas com a disponibilização de um conjunto de informação digital, que inclui fotografias e outras imagens sobra a emblemática Linha do Vouga. 

A Linha do Vouga é a única linha ferroviária em via estreita ainda em exploração, com vocação turística e que, de acordo com o Plano Nacional de Investimentos (PNI) vai ser requalificada de Aveiro a Espinho. 

Para a abordagem do tema DIMS deste ano propomos uma Visita Virtual à Linha do Vouga: Passado e Futuro, nas vertentes histórica, arquitetónica e paisagística, com incidência na construção da linha, tipologia dos edifícios, áreas ajardinadas (os denominados jardins das estações) e outras componentes que dão forma à paisagem ferroviária “dentro de muros”.

A visita é guiada por Paula Azevedo, arquiteta da IP Património, e por Rosa Gomes e Ana Sousa, historiadoras da CP.

Boa Viagem

Acompanhe também o DIMS 2021 no site da DGPC e no facebook.