IP participa nas JEP – Jornadas Europeias do Património 2018

-

À semelhança das edições anteriores, a IP – Infraestruturas de Portugal responde ao convite da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) participando com um conjunto de iniciativas culturais nas JEP – Jornadas Europeias do Património 2018, que irão decorrer de 27 de setembro a 1 de outubro, subordinadas ao tema “Partilhar Memórias”.

O extraordinário evento que foi o aparecimento do caminho-de-ferro que, com as estradas, constituem uma parte muito significativa da rede nacional de comunicações, tornaram possível o transporte de pessoas e bens, explorando novos territórios, ligando geografias, comunidades urbanas e rurais, dando a conhecer o mundo.

O Programa pretende ser, simbolicamente, uma reafirmação e atualização dessa aventura, propondo experiências que envolvem vários modos de transporte, passeios a locais com interesse histórico, paisagístico, arqueológico, arquitetónico, artístico e industrial, aliando temas da cultura local e proporcionando momentos de entretenimento. Assim, foi criado um roteiro descendente, de comboio/caminho-de-ferro, por dez estações ferroviárias ao longo do Rio Tejo, nas margens direita e esquerda, durante cinco dias - duas estações por dia, associando visitas a outros locais de interesse cultural relevante. Em todas as estações serão feitas referências à história das redes rodoviária e ferroviária, do património histórico e cultural rodoviário e ferroviário.

JEP

Tal como refere o Memorando divulgado pela DGPC: “Reavivar continuamente a memória é fundamental para que o passado não seja esquecido, pois capacita-nos a atualizar impressões ou informações, fazendo com que a história se eternize na nossa consciência e se transmita de geração em geração. Partilhá-la entre as diferentes gerações, diferentes comunidades e diferentes países contribui para a construção de um mundo mais esclarecido, mais tolerante e melhor.”

As inscrições (máximo de 15 pessoas/dia) para as visitas guiadas decorrem até ao dia 21 de setembro e deverão ser dirigidas a Paula Azevedo, por e-mail paula.azevedo@ippatrimonio.pt ou por SMS para o número 919 522 513.

A aquisição de bilhetes de comboio, com direito a desconto, poderá efetuar-se nas bilheteiras da CP informando os participantes, no momento da inscrição, o nome completo, a bilheteira em que pretendem adquirir os bilhetes e os comboios a utilizar na ida e no regresso.