Infraestruturas de Portugal presente no Salão Motorclássico

-

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai, mais uma vez, marcar presença no principal evento realizado em Lisboa para aficionados de automóveis e motociclos clássicos. Na exposição, a IP vai apresentar, em ambiente de estação ferroviária, vários elementos rodoviários e ferroviários, com destaque para a carrinha Ford AA e o veículo Morris Marina, de 1980.

A carrinha foi construída em Detroit, nos Estados Unidos, pela firma Ford Company, em 1928.Trata-se de uma carrinha de caixa aberta em madeira, com uma potência de 15cv, 4 cilindros a gasolina, com uma tara vazio de 1720kg e capacidade de carga de 1400kg. Chegou a Portugal em fevereiro de 1928 e foi adquirida pela Junta Autónoma de Estradas (JAE) em 1936, tendo sido registada com a matrícula AB-80-02. A sua aquisição para a Direção de Estradas de Braga permitiu o seu funcionamento como carro de rega.

Ford AA

O Morris Marina era, à época, a viatura usualmente utilizada pelos engenheiros, como “carro de serviço”, da Junta Autónoma de Estradas.

O Salão Motorclássico recebe expositores de áreas tão variadas como stands de automóveis, motociclos e velocípedes clássicos, oficinas especializadas e fornecedores de peças, automobilia, publicações e miniaturas de coleção. Os museus, clubes, associações e organizadores de ralis também marcam presença, dando a conhecer ao público as suas coleções, novidades e exposições temporárias.

Depois de doze edições de sucesso, o Salão Motorclássico regressa em 2018, nos dias 6, 7 e 8 de abril, na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, ocupando cerca de 20.000m2 de exposição.