IP no I Encontro Nacional de Literaturismo

2017-07-05

Realizou-se nos dias 30 de junho e 1 de julho, no Forte de São João Baptista da Foz do Douro, o I Encontro Nacional de Literaturismo, uma iniciativa da União de Freguesias de Aldoar Foz do Douro e Nevogilde, com a colaboração de diversas entidades oficiais e particulares, e que contou com a participação da IP no painel ‘Literatura, Turismo e Gastronomia’.

A empresa esteve representada pela Arq. Paula Azevedo, da IP Património, que destacou o papel da IP na salvaguarda do património histórico e cultural nas suas componentes ferroviária e rodoviária.

Em particular, foi abordado o aparecimento do caminho-de-ferro e as suas consequências na mudança de hábitos encetada no século XIX, o transporte de pessoas e mercadorias, os conceitos de viagem pendular casa/trabalho/casa, de viagem de lazer e de grande viagem,  e a importância do património industrial associado à ferrovia.

Igualmente referido o trabalho em curso de inventário nacional do património histórico e cultural que está a ser feito pela IPP e o papel histórico de dois arquitetos, José Luís Monteiro e José Marques da Silva, autores dos projetos do Rossio e de Porto – São Bento, as mais emblemáticas estações portuguesas.